Boletim de Serviço Eletrônico em 16/09/2022
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9210, (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
  

Edital 30/2022 PROGRAD

SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIFAL-MG

Processo SEI: 23087.015841/2022-28

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E DEFINIÇÕES

A Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG, através de sua Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a realização de seleção para admissão de discentes matriculados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras – Espanhol, Letras - Inglês, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Química para participar do Programa Institucional de Residência Pedagógica– PRP, nos termos do Edital nº 24/2022/CAPES, da Portaria nº 38/2018/CAPES, que institui o Programa de Residência Pedagógica, e da Portaria nº 82/2022/CAPES, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica.

O Presente edital destina-se ao preenchimento de vagas de Residentes bolsistas e voluntários, podendo os residentes voluntários  serem contemplados com bolsa quando estas forem disponibilizadas.

A Residência Pedagógica é um projeto com atividades de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura, matriculado em estágio e desenvolvida numa escola pública de educação básica, tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador, preferencialmente responsável por estágio supervisonado do seu respetivo curso.

O Programa de Residência Pedagógica visa:  incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a inovação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura; fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

As vagas estão distribuídas por subprojetos conforme o Quadro 1 a seguir:

Quadro 1 – número de vagas

Subprojetos

Com bolsa

Voluntários

Ciências Biológicas

30

06

Ciências Sociais

45

09

Física

30

06

Geografia

45

09

História

30

06

Interdisciplinar (Biologia, Letras Inglês e Letras Espanhol)

15

03

Letras - Português

45

09

Matemática

30

06

Pedagogia 

45

09

Química

30

06

Total (geral)

330

66

Tendo em vista o que dispõe o Edital nº 24/2022/CAPES, na etapa de implementação, a IES poderá, a seu critério, fracionar seus núcleos de 15 (quinze) residentes, devendo cada fração conter 05 (cinco) ou 10 (dez) bolsistas dessa modalidade.

O início efetivo do projeto institucional somente poderá ocorrer quando todos os núcleos estiverem com a totalidade de cotas de bolsa ocupadas.

Os núcleos que não conseguirem implementar a totalidade das cotas concedidas, serão cancelados e terão suas cotas devolvidas à CAPES.

Quando da disponibilidade de bolsa, o residente voluntário poderá passar a bolsista, sendo contemplado com uma bolsa mensal de bolsa de RP é R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

Duração da bolsa: quando contemplado(a), a duração da bolsa é coincidente com a vigência do projeto  junto a CAPES (no máximo 18 meses).

O limite de permanência no programa na condição de bolsista é de 18 meses, considerando para este número a participação como bolsista nos Editais anteriores do programa de Residência Pedagógica, conforme disposto na portaria  Portaria nº 82/2022/CAPES.

O tempo mínimo de permanência seja como bolsista ou voluntário é de um módulo de 138 horas com  (86 horas de preparação da equipe, 12 horas de elaboração de planos de aula e 40 horas de regência com acompanhamento do preceptor), distribuídos ao longo de um semestre com uma dedicação mensal mínima de 23 horas para melhor aproveitamento das atividades de residência pedagógica.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no endereçohttps://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/757436?lang=pt-BR

A inscrição somente estará efetivada se o formulário eletrônico for preenchido corretamente e enviado. Caso sua inscrição não apareça na lista de homologação/não homologação, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com a secretaria do Programa Residência Pedagógica, por meio do e-mail (residencia.pedagogica@unifal-mg.edu.br).

Não haverá cobrança de taxa de inscrição;

A UNIFAL-MG não se responsabilizará por inscrições não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores pessoais, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados para os sistemas da Universidade.

É obrigação do candidato acompanhar todas as etapas do edital no site da PROGRAD (http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital) e buscar as informações junto à secretaria do Programa de Residência Pedagógica (e-mail: residencia.pedagogica@unifal-mg.edu.br) quando necessário, observando o cronograma do edital.

A homologação da inscrição depende do preenchimento correto do formulário, inclusive as questões de avaliação, do envio do histórico de graduação e da veracidade das informações prestadas.

É obrigatório informar na inscrição o e-mail institucional (@sou.unifal-mg.edu.br), sob pena de não receber as informações necessárias ao seu cadastro.

CRONOGRAMA

O presente Edital obedecerá o seguinte cronograma:

Atividade

Data

Local/observação

Lançamento do edital

16/09/2022

Site da PROGRAD

http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital

Período de inscrições

até 03/10/2022 (23h59min de Brasília)

Formulário eletrônico:

https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/757436?lang=pt-BR

Homologação das inscrições

04/10/2022 (até as 14h)

 

Site da PROGRAD

http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital

Recursos da homologação

05/10/2022 (até as 15h)

E-mail:

residencia.pedagogica@unifal-mg.edu.br

Resultado Preliminar

06/10/2022 (após as 17h)

Site da PROGRAD

http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital

Recursos do resultado preliminar

07/10/2020 (até as 23h59min de brasília)

E-mail: residencia.pedagogica@unifal-mg.edu.br

Resultado Final

10/10/2022 após as 14h

Site da PROGRAD

http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital

Reunião, a ser agendada por área com os preceptores e residentes selecionados

Será informada  pelo orientador

Locais a serem informados após seleção ou link (endereço) para webconferências.

Previsão de início das atividades do projeto

17/10/2022

Reunião na UNIFAL-MG ou na escola parceira (Informação dada pelo(a) docente orientador(a).

DOS REQUISITOS

Poderão se inscrever somente alunos regularmente matriculados no curso de licenciaturas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras – Espanhol, Letras – Português, Letras - Inglês,  Matemática, Pedagogia e Química da UNIFAL-MG e que atendam aos seguintes critérios:

 

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

Ter cursado o mínimo de metade do curso, encontrando-se na fase de realização de estágios obrigatórios.

Prioritariamente os candidatos devem estar matriculados em um dos estágios obrigatórios no seu curso de licenciatura ou ter a previsão de o fazê-lo até o início das atividades do PRP.

Declarar ter condições de dedicar no mínimo 138 horas por módulo sendo no mínimo 23 horas mensais em conformidade com o subprojeto de sua área.

O(A) estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UNIFAL-MG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

Estar em dia com as obrigações eleitorais;

Não se encontrar em situação de afastamento das suas atividades  acadêmicas, exceto nos casos de licença maternidade.       

Possui currículo cadastrado na plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br/ e anexá-lo ao formulário de inscrição.

Não usufruir de qualquer outra bolsa institucional, exceto auxílios.

Os(as) discentes que não atenderem aos requisitos acima serão desclassificados(as).

DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A seleção se dará em fase única, composta por (a) análise de histórico de graduação (coeficiente de desempenho acadêmico-CDA) e (b) das notas das questões de diagnóstico do formulário eletrônico.

A classificação será feita em ordem decrescente tomando a média das pontuações.

A fórmula para classificação consiste na soma dos 2 (dois) itens (a e b) dividido por 2 (dois).

Discentes em dilatação de prazo não terão prioridade, entretanto, poderão ser contemplados(as) quando não houver alunos(as) aprovados(as) cursando no prazo normal.

Para efeito de desempates será considerado o maior coeficiente de desempenho acadêmico e persistindo, a maior nota atribuída às respostas das questões de diagnóstico.

Este processo de seleção dos candidatos será conduzido pela comissão formada pelo(a) docente orientador(a) de área do subprojeto e coordenação institucional do Programa Residência Pedagógica e a divulgação dos resultados será realizado no site da PROGRAD.

DOS DOCUMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA (no momento de disponibilidade de bolsas)

O(a) discente deverá estar cadastrado na Plataforma CAPES de Educação Básica disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br/

Os(as) discentes contemplados(as) pelas bolsas deverão efetivar sua bolsa no sistema SCBA (https://scba.capes.gov.br) quando devidamente informados pelo orientador ou Coordenador institucional.

Aceitar  o termo de compromisso do SCBA e enviá-lo para o e-mail da secretaria do programa (residencia.pedagogica@unifal-mg.edu.br).

No SCBA o(as) discente deverá anexar comprovante de conta corrente ativa (exclusivamente do tipo: Conta Corrente) para recebimento da bolsa.

Havendo divergência de informações bancárias, conta em nome de terceiros, conta poupança, conta fácil ou de outra natureza, o pagamento não será efetivado.

DAS ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES DO(a) BOLSISTA E VOLUNTÁRIOS(as) DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O(A) discente residente deverá cumprir os deveres expressos na Portaria nº 82/2022/CAPES.

O(A) discente residente deverá realizar as atividades previstas no subprojeto e seu plano de trabalho a ser elaborado em conjunto com Orientador e Preceptor, para o qual foi selecionado, junto à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e à escola onde o subprojeto é desenvolvido  de modo articulado ao estágio curricular obrigatório da licenciatura, uma vez que se pretende o aproveitamento das horas do PRP nos estágios curriculares obrigatórios.

Cumprir integralmente o plano de atividades elaborado em conformidade com edital da CAPES, cumprindo as respectivas cargas horárias previstas nos módulos em que participar.

Do cancelamento de bolsas e substituição de bolsistas

As bolsas poderão ser canceladas mediante solicitação fundamentada pelo próprio interessado, ou pela Coordenação do subprojeto, em caso de descumprimento deste Edital e/ou das normas vigentes da CAPES, observadas as situações previstas na Portaria nº 82/2022/CAPES.

O(A) candidato(a) que descumprir as normas deste processo seletivo será desclassificado, sendo chamado para ocupar a vaga outro candidato, na ordem de classificação.

Está prevista na Portaria nº 82/2022/CAPES (que regulamenta concessão de bolsas e do Programa Residência Pedagógica) em seu art.  55. os casos em que é vedado o recebimento de bolsa.

Na eventual substituição de bolsista será seguida a classificação, conforme resultado da seleção regida por este edital, começando sempre pelos Residentes voluntários.

DOS RECURSOS

Caberá recurso contra os resultados parciais apresentados pela Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNIFAL-MG, encaminhados à secretaria do Programa Residência Pedagógica conforme o cronograma deste edital.

Os recursos deverão ser redigidos e assinados pelo requerente em formato livre, indicando claramente o item de sua discordância e sua fundamentação.

Os recursos serão analisados pelo coordenador institucional e por uma comissão formada por orientadores do programa.

Não serão aceitos pedidos de revisão das decisões de recurso.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da disponibilidade financeira da CAPES/FNDE/MEC, bem como da autorização para realização de atividades escolares.

Os candidatos classificados e aptos a se inserir no programa são responsáveis pela abertura (quando ainda não possuírem) de conta bancária ativa que tenha como titular o próprio beneficiário, na qual será depositado o valor mensal da bolsa, inclusive quando passarem de voluntários à bolsistas.

Em hipótese alguma será possível realizar o pagamento em conta conjunta, popança, conta fácil ou salário. Apenas conta corrente (convencional no nome do titular bolsita).

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 16 de setembro de 2022.

 

 

WELLINGTON FERREIRA LIMA
Pró-Reitor de Graduação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 16/09/2022, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0818176 e o código CRC E7B1FF43.




Referência: Processo nº 23087.015841/2022-28 SEI nº 0818176