Boletim de Serviço Eletrônico em 02/06/2022
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
  

edital 14/2022

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PET FISIOTERAPIA 

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG, usando de suas atribuições legais, comunica, aos interessados, a abertura das inscrições para o processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial, Grupo PET FISIOTERAPIA, campus Santa Clara, para o preenchimento de 8 (oito) vagas para bolsistas do programa, sendo distribuídas:  1 (uma) vaga para ingressantes no ano de 2018, 2 (duas) vagas para ingressantes no ano de  2019, 2 (duas) vagas para ingressantes no ano de 2020, 3 (três) vagas para ingressantes no ano de 2021. Caso não haja inscrição em algum dos anos correspondentes acima, as vagas serão destinadas para o ano com maior número de inscritos.

 

DAS INSCRIÇÕES 

Requisitos 

 Estar regularmente matriculado e cursando o Curso de Fisioterapia em um dos seguintes anos de entrada: 2018, 2019, 2020 e 2021 conforme consta em declaração de matrícula presente no sistema acadêmico Unifal-MG;

Apresentar coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) igual ou superior a 7,0 (sete); 

Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa; 

Não ter nenhuma reprovação por falta e ter, no máximo, uma reprovação por nota*[1];

*Incluindo discentes que ingressaram e que cursaram o Ensino Remoto Emergencial. 

[1] Entende-se por reprovação, que o aluno esteja em dependência com a disciplina. Assim, caso o aluno tenha sido reprovado em alguma disciplina, mas já a cursou novamente e foi aprovado, ele não tem mais dependência e não será impedido de participar do processo de seleção. 

 Local e data para a inscrição 

Os candidatos ao processo seletivo poderão se inscrever às vagas disponibilizadas neste edital, no período de 00h00 (Horário de Brasília) do dia 06 de junho de 2022 às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 26 de junho de 2022. 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato deverá: 

Acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Preencher a inscrição obrigatoriamente com e-mail institucional nome.sobrenome@sou.unifal-mg.edu.br; 

Salvar o comprovante de inscrição  em formato “.pdf” e anexá-lo à documentação. 

O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição.

A inscrição do candidato neste processo seletivo implica no conhecimento, na aceitação e no cumprimento das normas fixadas no presente Edital. 

 Não serão aceitos pedidos de inscrição fora do prazo previsto neste Edital. 

 Documentos para efetivação da inscrição - Envio de documentos por e-mail:

A inscrição somente será concretizada com a entrega dos documentos descritos nos itens a seguir, a serem encaminhados para os e-mail: leonardo.carvalho@unifal-mg.edu.br até o dia 26 de junho de 2022 às 23h59: 

Comprovante de inscrição realizado no sistema; 

Uma foto 3x4 digitalizada; 

Cópia do CPF (que pode ser obtido no site da receita federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp) ou digitalizada (cópia frente e verso) em formato “.pdf”; 

Cópia do Histórico Escolar atualizado (que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico) em formato “.pdf”; 

 Currículo atualizado, com os comprovantes anexados (APÊNDICE I) em formato “.pdf”;; 

Carta dirigida ao Professor-tutor especificando o motivo pelo qual deseja participar do PET FISIOTERAPIA em formato “.pdf”; 

As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, o qual terá sua inscrição indeferida se não entregar, no prazo previsto, a documentação solicitada no item 1.2.6, de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos. 

DAS VAGAS 

O presente Edital destina-se ao preenchimento de 8 (oito) vagas para bolsista do programa. 

 

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO 

 O exame será constituído de duas etapas descritas a seguir: 

1ª ETAPA (Eliminatória e classificatória): 

Avaliação teórica presencial (Eliminatória), análise de coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) e currículo (Classificatória).

Data da realização da avaliação teórica presencial: 27/06/2022 Horário: 17h30 Local: Sala A111 prédio A Unidade Educacional II.

Divulgação do resultado da 1ª etapa: 

Data: 28/06/2022;

Horário: até às 12h00 (Horário de Brasília);

Local: redes sociais do grupo PET Fisioterapia, Facebook do PET - Fisioterapia Unifal (https://web.facebook.com/PetFisioterapiaUnifal); Instagram do PET Fisioterapia (@petfisiounifal). 

 

2° ETAPA (Classificatória) - Entrevista online:

Data da realização: 28/06/2022 

Horário: a partir das 17h30 

O link para a vídeo chamada da entrevista será enviado para o e-mail institucional do candidato no dia da entrevista com 1(uma) hora de antecedência.

DAS AVALIAÇÕES, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por uma banca examinadora constituída por docentes do curso de Fisioterapia da Unifal-MG, tutor do PET Fisioterapia e discentes membros do PET Fisioterapia. 

Primeira etapa:

Avaliação teórica presencial: De 0 (zero) a 10 (dez) pontos, acerca da arguição sobre as concepções básicas do Programa de Educação Tutorial e sobre as ações do PET Fisioterapia disponíveis no ANEXO I e conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.

Avaliação do currículo: De 0 (zero) a 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE I. Ao currículo com maior pontuação serão atribuídos 10 (dez) pontos e para os demais, a nota será calculada por meio de regra de três proporcionais à maior nota. 

Na análise do histórico escolar serão desclassificados os candidatos que possuírem Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) menor que 7,0 (sete) e/ou tiverem reprovação por falta e/ou tiverem mais de uma reprovação por nota, e/ou não entregarem os documentos solicitados.

Essa nota tem finalidade classificatória na média das notas da primeira etapa.

Serão aprovados nessa etapa os candidatos com nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das arguições.  

Na avaliação teórica presencial serão observadas as seguintes instruções: 

O candidato deverá comparecer com 10 minutos de antecedência na sala A111; 

Não será permitido a realização da avaliação após o início às 17:30h; 

Todos os candidatos deverão permanecer na sala até o término da avaliação de todos os inscritos; 

A avaliação será individual, devendo ser respondida sem consulta de material com duração máxima de 60 minutos;

As questões serão baseadas no programa de educação tutorial (ANEXO I) e conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.

Segunda etapa:

Entrevista do processo de seleção será atribuída uma nota de 0(zero) a 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE II. 

 

CLASSIFICAÇÃO 

Os 12 (doze) primeiros classificados pela avaliação teórica presencial (1ª ETAPA), análise do currículo, histórico escolar e coeficiente de rendimento escolar serão considerados “aptos” para a segunda etapa. 

A classificação final será obtida pela média simples das notas da primeira e segunda etapa. 

No total, a lista de classificação será composta por no máximo 12 (doze candidatos), sendo que os 08 (oito) primeiros candidatos em ordem decrescente de pontuação final farão jus à condição de bolsista obedecendo ao número de vagas disponíveis conforme a disponibilidade de vagas para cada semestre de ingresso (2018, 2019, 2020 e 2021) conforme consta em declaração de matrícula presente no sistema acadêmico Unifal-MG ;

Caso haja desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo candidato aprovado, classificado na sequência da lista. Em caso de empate, será escolhido o candidato que tiver maior pontuação na Entrevista e diante de novo empate, será considerada a maior nota obtida na avaliação do Currículo. 

DO RESULTADO 

O resultado será divulgado no dia 30 de junho de 2022, até às 16h00 no endereço https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ e nas redes sociais do PET Fisioterapia Unifal, Instagram do PET Fisioterapia: @petfisiounifal e no Facebook do PET Fisioterapia https://web.facebook.com/PetFisioterapiaUnifal,  tendo validade de 06 (seis) meses. 

DOS RECURSOS 

Do resultado final da seleção caberá recurso. O recurso deverá ser interposto através do e-mail programas.prograd@unifal-mg.edu.br, no dia 01 de julho de 2022 e deverá conter nome completo e número de matrícula do(a) candidato(a) e descrição da motivação do recurso, tendo como título Recurso do edital 14/2022.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 01 de junho de 2022

Wellington Ferreira Lima

Pró-Reitor de Graduação

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

APÊNDICE I - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

 

Nome: _____________________________________________________________________________

 

 

 

1-   ATIVIDADES DE ENSINO

Pontuação

Pontuação Obtida

Representação em órgão colegiado

1,0 / Ano

 

Representação em órgão estudantil

1,0 / Ano

 

Representação de classe

0,5 / Ano

 

Monitoria de disciplina

3,0 / Semestre

 

Disciplina optativa

0,3 / Disciplina

 

Disciplina eletiva oferecida por outros cursos ou IES

0,3 / Disciplina

 

Estágio não obrigatório regulamentado

0,5 / Estágio

 

Sub-total 1

 

2-   ATIVIDADES CIENTÍFICAS E DE PESQUISA

Pontuação

Pontuação Obtida

Projeto/programa de iniciação científica, com/sem bolsa finalizado

1,0 / Projeto

 

Colaboração em projeto de iniciação científica/pesquisa finalizado

0,3 / Projeto

 

Participação em palestra, mesa redonda

0,2 / Palestra

 

Participação em banca examinadora

0,3 / Banca

 

Participação em cursos extracurriculares

0,5 / Curso

 

Participação em evento científico local/regional

0,5 / Evento

 

Participação em evento científico nacional

1,0 / Evento

 

Participação em evento científico internacional

1,5 / Evento

 

Participação em comissão organizadora de eventos

1,0 / Comissão

 

Publicação ou aceite em revista indexada

3,0 / Artigo

 

Publicação ou aceite em revista não indexada

2,0 / Artigo

 

Publicação de ensaio em órgão de imprensa livre

1,0 / Texto

 

Publicação de livro em área correlata

3,0 / Livro

 

Publicação de capítulo de livro em área correlata

2,5 / Livro

 

Tradução de livro em área correlata

2,0 / Livro

 

Tradução de capítulo de livro em área correlata

1,5 / Livro

 

Trabalho apresentado em evento local/regional

0,5 / Evento

 

Trabalho apresentado em evento nacional

1,0 / Evento

 

Trabalho apresentado em evento internacional

1,5 / Evento

 

Resumo publicado em anais de evento local/regional

0,5 / Evento

 

Resumo publicado em anais de evento nacional

1,0 / Evento

 

Resumo publicado em anais de internacional

1,5 / Evento

 

Premiação em evento científico local/regional

1,0 / Evento

 

Premiação em evento científico nacional

1,5 / Evento

 

Premiação em evento científico internacional

2,0 / Evento

 

Palestra proferida em evento científico

1,0 / Evento

 

Sub-total 2

 

3-   ATIVIDADES DE EXTENSÃO, CULTURAIS E OUTRAS RELACIONADAS AO CURSO

Pontuação

Pontuação Obtida

Participação em Liga acadêmica.

0,5 / Semestre

 

Participação em eventos oferecidos pela PROEX.

0,3 / Evento

 

Participação em projetos e programas oferecidos pela PROEX.

3,0 / Programa

 

Participação em Bolsa Trabalho.

0,3 / Semestre

 

Participação em cursos de línguas estrangeiras.

0,5 / Semestre

 

Participação em comissão organizadora de eventos oferecidos pela

PROEX.

3,0 / Evento

 

Participação em cursos de informática

0,2 / Semestre

 

Premiação em evento cultural, tecnológico ou desportivo.

0,3 / Evento

 

Sub-total 3

 

TOTAL: Sub-Total 1 + Sub-Total 2 + Sub-Total 3 =



 

APÊNDICE II- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA

 

CRITÉRIOS OBSERVADOS

PONTUAÇÃO

OBTIDO

 

Conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial

2,0

 

 

Conhecimentos sobre a atuação do Grupo PET Fisioterapia

 

2,0

 

 

Conhecimentos sobre o papel do Tutor no PET

 

2,0

 

Capacidade de argumentação às questões propostas pela banca examinadora

 

2,0

 

 

Clareza, objetividade e postura

 

2,0

 


 

ANEXO I - REFERÊNCIAS PARA A PROVA ESCRITA

 

BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 – Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.

BRASIL. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013 – Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

BRASIL. Portaria nº 976 de 27 de julho de 2010 – Atualizada pela Portaria nº 343/2013 dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

BRASIL. Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013 – Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013 – Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).

Conteúdos sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.

 

Todas as referências acima estão disponíveis no portal do MEC (Legislação do PET): http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=232:pet-programa-de-educacaotutorial&id=12227:programa-de-educacao-tutorial- pet&option=com_content&view=article

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 02/06/2022, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0742390 e o código CRC 983493DA.




Referência: Processo nº 23087.008484/2022-41 SEI nº 0742390