Boletim de Serviço Eletrônico em 11/04/2022
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
  

edital 04/2022

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PET ODONTOLOGIA

 

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial, Grupo PET-Odontologia, Sede Alfenas.

 

das inscrições

Requisitos

Estar regularmente matriculado e cursando do 2º ao 6º períodos do Curso de Odontologia;

Apresentar rendimento escolar com Coeficiente de Desempenho Acadêmico igual ou superior a 7 (sete);

Não ter sido reprovado por frequência em nenhuma disciplina e ter, no máximo, uma dependência por nota;

Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

Considerando a matrícula em múltiplos períodos vivenciada pelos acadêmicos de Odontologia da UNIFAL, serão validadas as inscrições de candidatos que estiverem matriculados em pelo menos uma disciplina até o 6º período do curso, com situação “cursando” no histórico escolar.

Local e data para a inscrição

Os(as) candidatos(as) ao processo seletivo poderão se inscrever às vagas disponibilizadas neste edital, no período compreendido entre às 00h00 do dia 12 de abril de 2022 até às 23h59 do dia 09 de maio de 2022.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá:

Acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Preencher o requerimento de inscrição. Salvar comprovante de inscrição em formato “.pdf” e anexá-lo aos documentos do item 1.3.1;

Fazer o download do comprovante de inscrição ;

Salvar   comprovante   de   inscrição   em                   formato    “.pdf”     e    anexá-lo     aos documentos.

O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição.

A           inscrição            do(a)     candidato(a)      neste     processo     seletivo     implica      o conhecimento, a aceitação e o cumprimento das normas fixadas no presente Edital.

Não serão aceitos pedidos de inscrição fora do prazo previsto neste Edital.

O e-mail informado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição será utilizado para todas as comunicações oficiais relativas a este processo seletivo, portanto, é preferível que seja utilizado na inscrição o e-mail institucional com domínio @sou.unifal-mg.edu.br.

Documentos para a inscrição

A inscrição somente será concretizada com a entrega de todos os documentos descritos nos itens a seguir, digitalizados e salvos em arquivo único em formato PDF, exclusivamente no dia 10 de maio de 2022, até as 23:59h, no e-mail do PET Odontologia: pet.odontologia@unifal-mg.edu.br

Cópia dos documentos comprobatórios (PDF).Curriculum                                                Lattes atualizado                     (acesso                   em: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio);

Cópia do Histórico Escolar atualizado (deve-se emitir o histórico completo com dependências) que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico;

Cópia do CPF (que pode ser obtida por meio do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp);

Cópia do RG (frente-verso);

Comprovante de inscrição (PDF);

Ao enviar o referido e-mail, o(a) candidato(a) receberá uma resposta automática, comprovando que o envio foi bem sucedido. Caso não receba esta resposta, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato pelas redes sociais do PET Odontologia no Instagram, @petodontounifal (https://www.instagram.com/petodontounifal/?hl=pt-br), Facebook Pet Odontologia Unifal-Mg (https://www.facebook.com/petodontounifalmg) ou Whatsapp do PET Odontologia (11-93488-2489) até às 11:00h do dia 11 de maio de 2022. Todos os documentos que contiverem informações no verso deverão ter o verso também digitalizado e deverão ser inclusos sob pena de não pontuação do item.

das vagas

O presente edital destina-se ao preenchimento de 04 vagas para bolsistas do grupo PET Odontologia.

do processo de avaliação e seleção

O processo de seleção será composto por quatro etapas, a saber: 

Primeira etapa (eliminatória) - Análise da documentação e do histórico escolar 

Serão desclassificados(as) automaticamente os(as) candidatos(as) que apresentarem a documentação descrita no item 1.3.1 de forma incompleta e/ou possuírem Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) menor que 7,0 (sete).

O resultado será divulgado no dia 17 de maio de 2022, por e-mail, enviado pela Banca de Seleção.

Segunda etapa (eliminatória e classificatória) - Prova objetiva: 

A prova versará sobre concepções básicas do Programa de Educação Tutorial. A bibliografia de apoio encontra-se no ANEXO A do presente edital. Esta etapa está prevista para acontecer no dia 18 de maio de 2022, presencialmente, no Campus Sede da UNIFAL-MG em Alfenas.

Na aplicação da prova objetiva deverão ser observadas as seguintes instruções: 

A sala para a realização da prova será divulgada por e-mail aos(as) candidatos(as) aprovados(as) na primeira etapa; 

A prova tem horário de início previsto para às 17h30min e término às 19h00;

O tempo de duração total da prova será limitado a 90 minutos.

Esta etapa de avaliação terá peso 1;

Serão aprovados nessa etapa os(as) candidatos(as) com nota igual ou superior a 7 (sete).
O resultado desta etapa será divulgado no dia 19 de maio de 2022, por e- mail enviado pela Banca de Seleção. 

Terceira etapa (eliminatória e classificatória) – Apresentação de projeto: O(a) candidato(a) deverá apresentar uma proposta de novo projeto de pesquisa e/ou extensão, o qual poderá ser desenvolvido no programa. Assim, terá até dez (10) minutos para sua apresentação e, em seguida, será arguido pela banca avaliadora.

O tempo máximo de arguição será de 15 minutos. A ordem de chamada para apresentação será conforme o número de inscrição. Essa etapa será realizada no dia 20 de maio de 2022, a partir das 13h00, presencialmente, no Campus Sede da UNIFAL-MG em Alfenas, em sala a ser comunicada via e-mail aos(as) aprovados(as) na segunda etapa.

O modo de apresentação do projeto à banca examinadora ficará a critério do(a) candidato(a), que poderá estabelecer o formato de apresentação que julgar mais adequado podendo, para isso, explorar qualquer tipo de ferramenta de exposição de trabalho que achar pertinente.

A apresentação e arguição do projeto de pesquisa e/ou extensão serão avaliadas pela banca examinadora de acordo com os critérios estabelecidos no APÊNDICE I do presente edital. Esta avaliação terá peso 2;

O(a) candidato(a) que extrapolar 10 minutos para a exposição do projeto será desclassificado(a);

Serão aprovados nessa etapa os(as) candidatos(as) com nota igual ou superior a 7 (sete).

O resultado desta etapa será divulgado no dia 23 de maio de 2022, por e-mail enviado pela Banca de Seleção.

Quarta etapa (classificatória) – Análise do currículo:

A análise do currículo do(a) candidato(a) será realizada pela banca examinadora, de acordo com os critérios estabelecidos no ANEXO B do presente edital, tendo como pontuação máxima 10 (dez) e peso 1.

O resultado desta etapa será divulgado no dia 25 de maio de 2022, através das redes sociais do grupo PET Odontologia e por e-mail enviado pela Banca de Seleção.

Problemas inerentes à acesso a equipamentos para a participação no referido processo seletivo são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a).

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A avaliação será feita por uma banca examinadora constituída por docentes da UNIFAL-MG e discentes membros do PET Odontologia.

A segunda, terceira e quarta etapas do processo de seleção será atribuída uma nota de (zero) a 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE I.

O(A) candidato(a) que não   comparecer   a   qualquer   uma   das   etapas estará automaticamente desclassificado.

Classificação Final 

A classificação final será obtida pela média ponderada da nota da prova objetiva, da apresentação do projeto e arguição e da avaliação do currículo;

Os(As) candidatos(as) serão classificados(as) de acordo com a pontuação final.

DOS RESULTADOS

Caso haja desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo candidato(a) aprovado(a), subsequente da lista. Em caso de empate, será escolhido o(a) candidato(a) que tiver maior pontuação na apresentação do projeto e arguição. Persistindo o empate terá prioridade o(a) candidato(a) que estiver matriculado em período mais avançado no curso de Odontologia da UNIFAL.

O resultado final será divulgado no dia 25 de maio de 2022, no endereço https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/e nas redes sociais do grupo PET Odontologia, tendo validade de 6 (seis) meses.

DOS RECURSOS

Do resultado final da seleção caberá recurso. O recurso deverá ser interposto através do e- mail programas.prograd@unifal-mg.edu.br, no dia 26 de maio de 2022; e deverá conter nome completo e número de matrícula do(a) candidato(a) e descrição da motivação do recurso, tendo como título Recurso do edital 04/2022.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 06 de abril de 2022

Wellington Ferreira Lima

Pró-Reitor de Graduação

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXOS AO Edital

ANEXO A - REFERÊNCIAS PARA A PROVA ESCRITA

 

 

  1. BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 – Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.

  2. BRASIL. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial – PET. 2006.

  3. BRASIL. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013 – Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

  4. BRASIL. Portaria nº 976 de 27 de julho de 2010 – Atualizada pela Portaria nº 343/2013 dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

 

ANEXO B – AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES

 

NOME:__________________________________________________  PERÍODO:                 

 

 

 

ATIVIDADES

 

CARGA HORÁRIA MÁXIMA

 

PONTUAÇÃO

 

PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA

Disciplinas optativas e

Isoladas

120 horas

0,5 p/a cada 15h

 

Atividades de extensão

180 horas

1,0 ponto para cada 60h

 

Cursos oferecidos pela Pró-

Reitoria de Extensão

120 horas

0,3 ponto para cada 08h

 

Monitoria

120 horas

1,0 ponto para cada 60h

 

Projeto de iniciação científica, com ou

sem bolsa

180 horas

1,0 ponto para cada 60h

 

Colaboração em projeto de pesquisa ou em projeto de

iniciação científica

60 horas

0,5 ponto para cada 60h

 

Participação em grupo de

Pesquisa

10 participações

1,0 pontos por grupo

 

Palestra ou Conferência

10 participações

0,1 ponto por evento,

máximo de 10 participações

 

Seminários

10 participações

0,1 ponto por evento

 

Mesas-redondas

10 participações

0,2 ponto por evento

 

Fórum/Oficina

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Cursos realizados na área da

Odontologia*

180 horas

0,5 ponto para cada 4 h

 

Cursos realizados na área da saúde ou

afins*

60 horas

0,5 ponto para cada 4 h

 

Semanas / Jornadas

Acadêmicas

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Simpósios / Mostra

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Congresso local / regional

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Congresso nacional

10 participações

1,0 ponto por evento

 

Congresso internacional

10 participações

1,5 pontos por evento

 

Comissão Organizadora de

Eventos

10 participações

1,0 ponto por evento

 

Publicação ou aceite em

revista indexada

10 participações

3,0 pontos por publicação

 

Publicação ou aceite em

revista não indexada

10 participações

1,5 ponto por publicação

 

Trabalho apresentado em

evento local/regional

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Trabalho apresentado em

evento nacional

10 participações

1,0 ponto por evento

 

Trabalho apresentado em

evento Internacional

10 participações

1,5 pontos por evento

 

Trabalho completo publicado

em anais de evento

10 participações

1,5 pontos por publicação

 

 

 

 

Resumo publicado em anais

de evento local/regional

10 participações                     0,

5 ponto por evento

 

 

Resumo publicado em anais

de evento nacional

10 participações

1,0 ponto por evento

 

Resumo publicado em anais

de evento internacional

10 participações

1,5 pontos por evento

 

Premiação em evento

científico local/regional

10 participações

1,0 ponto por prêmio

 

Premiação em evento

científico nacional

10 participações

1,5 ponto por prêmio

 

Premiação em evento

científico internacional

10 participações

2,0 pontos por prêmio

 

Palestra proferida

10 participações

0,5 ponto por evento

 

Estágio não obrigatório aprovado pela comissão de

Estágio

180 horas

1,0 ponto para cada 60 h

 

Representação acadêmica em órgãos colegiados e

Comissões

10 representações

0,5 ponto por representação

 

Representação acadêmica em

órgãos estudantis e/ou representação de sala

10 representações

0,5 ponto por representação

 

Participação em atividades organizadas pelo Programa de Educação Tutorial – PET/UNIFAL-MG, desde que não contada Anteriormente

10 representações

0,2 ponto por participação

 

Premiação em evento

cultural, tecnológico ou desportivo

10 premiações

0,5 ponto por premiação

 

Curso de língua estrangeira

3 níveis

1,0 ponto para cada nível

(Básico, Médio e Avançado)

 

Curso de informática

6 cursos

0,5 ponto para cada curso

 

Atuação com docente nas séries dos ensinos fundamental e médio e em cursos pré-vestibulares

10 disciplinas/ semestres

0,5 ponto/disciplina/ semestre

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL

 

 

 

 

*Somente serão aceitos certificados emitidos por Instituições reconhecidas e devidamente assinados, quer por assinatura pessoal ou por códigos.

 

APÊNDICE I

 

 

 

Das provas e critérios de avaliação

 

  1. Da análise do histórico escolar e seu critério de avaliação

A análise do histórico escolar será feita considerando o coeficiente acadêmico do discente e tem caráter eliminatório. Serão desclassificados os(as) candidatos(as) que possuírem coeficiente acadêmico menor que 7,0 (sete).

 

  1. Da prova objetiva e seu critério de avaliação

A prova objetiva será composta de 20 questões de múltipla escolha que abordam os conteúdos previstos no ANEXO A e tem caráter eliminatório e classificatório. A prova terá o valor de 10,0 (dez) pontos e para passar para etapa seguinte o(a) candidato(a) precisa obter a nota igual ou superior a 7 (sete).

 

  1. Da apresentação e arguição do projeto de pesquisa e/ou extensão e seus critérios de avaliação

 

Para a elaboração da Proposta de Trabalho, o(a) candidato(a) deve observar as atividades que já vem sendo desenvolvidas pelo PET Odontologia, nas áreas de pesquisa e extensão, e elaborar a sua proposta de trabalho como possível futuro petiano do PET Odontologia. Além disso, é desejável que o(a) candidato(a) proponha novas atividades a serem desenvolvidas pelo programa, atividades estas que o(a) candidato(a) considere importantes e necessárias para o desenvolvimento do curso de Odontologia.

 

Em termos estruturais a apresentação deverá obedecer a seguinte disposição:

  1. Introdução, Objetivos e Justificativa;

  2. Proposta de Atuação (áreas de pesquisa e/ou extensão);

  3. Planejamento das atividades;

  4. Referências bibliográficas.

 

A arguição e avaliação da(s) proposta(s) tem caráter eliminatório e classificatório, terá o valor de 10 (dez) pontos e peso 2, sendo aprovados os(as) candidatos(as) com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

 

  1. Do Curriculum Lattes e seu critério de avaliação

 

Serão avaliadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente comprovadas mediante certificados, utilizando os seguintes critérios:

  1. O total de pontos obtidos na análise do currículo será dividido pelo número de períodos cursados pelo(a) candidato(a), de forma a obtenção de uma média simples de atividades por período.

  2. A maior média entre os(as) candidatos(as) será pontuada com 10,0 (dez) pontos, sendo as notas dos(as) candidatos(as) restantes proporcionais a esta pontuação.

  3. A pontuação será apenas de caráter classificatório.

 

  1. Da média final e sua composição

 

  1. A Média final será resultado do seguinte cálculo: (Prova objetiva + 2. Apresentação do Projeto e

 

Arguição + Currículo)/4 = Média Final

  1. Os critérios avaliados e suas respectivas pontuações máximas estão listados na tabela a seguir:

 

 

CRITÉRIOS AVALIADOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1 PROVA OBJETIVA

10,0

 

 

2.1 PROJETO DE PESQUISA E/ OU

EXTENSÃO

5,0

2.1.1 Clareza na exposição das ideias

1,0

2.1.2 Uso correto da língua portuguesa

0,5

2.1.3 Descrição clara da justificativa

0,5

2.1.4 Adequação da proposta à temática

1,0

2.1.5 Criatividade

1,0

2.1.6 Proposta Inovadora

1,0

2.2 ARGUIÇÃO

5,0

2.2.1 Coerência nas atividades propostas e a realização no PET Odontologia

1,5

2.2.2 Domínio do assunto

1,5

2.2.3 Capacidade de argumentação

2,0

 

 

3 CURRÍCULO

10,0

 

 

MÉDIA FINAL

10

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 11/04/2022, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0697518 e o código CRC A4FD35C2.




Referência: Processo nº 23087.003876/2022-14 SEI nº 0697518