Boletim de Serviço Eletrônico em 04/10/2021
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
  

edital Nº 24/2021

SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DO PET DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para  preenchimento de vagas para bolsistas e não bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia - Grupo PET BICE, do campus de Varginha.

 

DAS INSCRIÇÕES                                                                                                   

Requisitos

Ser aluno ingressante de 2021/1 até o 6º período do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia;

Apresentar coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) superior ou igual a 6,5 (seis e meio);

Não ter nenhuma reprovação por falta e ter, no máximo, uma reprovação por nota;

Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do PET BICE.

LOCAL E DATA                                                                                                        

Os candidatos ao processo seletivo poderão se inscrever nas vagas disponibilizadas neste edital, no período de 00h00 do dia 07 de outubro de 2021 às 23h59 do dia 10 de novembro de 2021.

As inscrições deverão ser feitas em duas etapas:

Primeira Etapa: inscrição on-line no endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição;

A inscrição do candidato neste processo seletivo implica o conhecimento, a aceitação e o cumprimento das normas fixadas no presente Edital;

Não serão aceitos pedidos de inscrição fora do prazo previsto neste Edital.

Segunda Etapa: Entrega de documentos por e-mail, recomenda-se a utilização do e-mail institucional (@sou.unifal-mg.edu.br). Toda a comunicação será feita pelo endereço de e-mail utilizado.

A inscrição somente será concretizada com a entrega dos documentos descritos nos itens a seguir, em PDF, preferencialmente incluídos dentro de uma pasta .zip ou .rar com o nome do candidato, a serem encaminhados para o e-mail pet.bice@unifal-mg.edu.br :

Comprovante de inscrição;

Cópia do RG e comprovante do CPF (que pode ser obtido no site da receita federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/impressaocomprovante/consultaimpressao.asp);

Cópia do histórico escolar atualizado (que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico);

Curriculum Vitae atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios (ANEXO I);

Apresentar uma Proposta de Trabalho para atuação do (a) candidato (a) nas atividades realizadas pelo PET BICE, que contemple as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além das atividades já desenvolvidas pelo PET BICE, o candidato (a) poderá propor novas atividades. A Proposta de Trabalho deverá ser apresentada de acordo com as instruções contidas no APÊNDICE I;

As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, o qual terá sua inscrição indeferida se não entregar, no prazo previsto, a documentação solicitada no item 2.2.2, de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

 DAS VAGAS                                                                                                             

O presente Edital destina-se ao preenchimento de 02 (duas) vagas para bolsistas e 03 (três) vagas para não bolsistas do programa.

DA SELEÇÃO                                                                                                           

O processo de seleção será composto pelas etapas abaixo descritas:

Primeira etapa (eliminatória): análise de histórico escolar e dos documentos solicitados. O resultado será divulgado até o dia 11 de novembro de 2021 no blog do PET BICE (https://petbiceunifal2017.wixsite.com/petbice), Facebook do PET BICE (https://www.facebook.com/petbice/), Instagram do PET BICE (@petbiceunifalmg) e na página da PROGRAD (https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ )

Na análise do histórico escolar serão desclassificados os candidatos que possuírem Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) menor que 6,5 (seis e meio) e/ou tiverem reprovação por falta e/ou tiverem mais de uma reprovação por nota, e/ou não entregarem os documentos solicitados.

Segunda etapa (eliminatória e classificatória): arguição e avaliação sobre:

Concepções básicas do Programa de Educação Tutorial e sobre as ações do PET BICE. A bibliografia de apoio encontra-se no ANEXO II do presente edital;

Proposta de trabalho de acordo com o tema apresentado pelo Edital e entregue no ato da inscrição será realizada entre os dias 16 a 18 de novembro de 2021. Por reunião ou webconferência, no endereço: https://meet.google.com/ygb-gzzz-wrp, com a ordem das arguições divulgadas anteriormente (respeitada a tolerância de tempo entre as apresentações definida pela banca).

O (a) candidato deve estar ciente de que o acesso à sala de reuniões do Google Meet institucional só é possível utilizando a conta do e-mail institucional.

A Banca de Seleção e a Prograd não se responsabilizam por problemas técnicos dos candidatos.

As arguições e avaliações serão realizadas pela banca examinadora, sendo as notas atribuídas a essa etapa assim divididas:

De 0 (zero) a 10 (dez) pontos acerca da arguição sobre as concepções básicas do Programa de Educação Tutorial e sobre as ações do PET BICE.

De 0 (zero) a 10 (dez) pontos acerca da proposta de trabalho do candidato, de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE I.

Serão aprovados nessa etapa os candidatos com nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das arguições.

 Terceira etapa (classificatória): avaliação do currículo, conforme critérios contidos no APÊNDICE I.

O candidato que não comparecer na segunda etapa será considerado desistente e estará automaticamente desclassificado.

A avaliação será realizada por uma banca examinadora (banca de seleção) constituída por docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e discentes membros do PET BICE, presidida pelo tutor do Grupo PET BICE.

A análise do currículo do candidato será realizada pela banca examinadora, de acordo com os critérios estabelecidos no APÊNDICE I do presente edital, bem como a regulamentação do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Economia PIEPEX/BICE/UNIFAL – MG. Disponível em: http://www.unifal-mg.edu.br/piepex/regulamentos.

O candidato com a maior pontuação no currículo receberá nota 10 (dez) e a pontuação dos demais candidatos será calculada proporcionalmente.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL                                                                                         

A classificação final será obtida pela média simples da nota da arguição sobre o PET BICE, da avaliação do pré-projeto e da avaliação do currículo;

Os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação final;

Caso haja desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo candidato aprovado, subsequente da lista. Em caso de empate, terá vantagem o candidato que tiver maior pontuação no pré-projeto, e diante de novo empate, será considerada a maior nota obtida na avaliação do Currículo.

DO RESULTADO                                                                                                       

O resultado final será divulgado até o dia 22 de novembro de 2021, no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ e no CIAA, tendo validade de 06 (seis) meses.

DO RECURSO                                                                                                              

Do resultado final da seleção caberá recurso. O recurso deverá ser interposto até as 17h00 do dia útil subsequente ao de divulgação do resultado final, por e-mail programas.prograd@unifal-mg.edu.br, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação, com o título "Recurso Edital 24/2021" e contendo nome completo do(a) candidato(a), nº de matrícula e descrição do recurso.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 04 de outubro de 2021.

 

 

JOSÉ FRANCISCO LOPES XARÃO
Pró-Reitor de Graduação

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXOS AO Edital

ANEXO I

 

MODELO DE CURRICULUM VITAE

 

Nome completo:

E-mail:

Telefone:

Matrícula:

Período:

Pontuação geral no PIEPEX:

 

 

1- Participação em atividades de ensino;

 (Indicar quais atividades e comprovar com certificado)

 

2- Participação em atividades de pesquisa;

 (Indicar quais atividades e comprovar com certificado)

 

3- Participação em atividades de extensão;

 (Indicar quais atividades e comprovar com certificado)

 

 

 

 

 

 

 

Para indicar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como as suas respectivas pontuações, será utilizada a Resolução 17 de 5 de Maio de 2014 que institui a REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PIEPEX, DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA –BICE – CAMPUS VARGINHA.

Disponível em: http://www.unifal-mg.edu.br/piepex/regulamentos

 

 

ANEXO II

REFERÊNCIAS PARA A AVALIAÇÃO ORAL SOBRE AS CONCEPÇÕES BÁSICAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E SOBRE AS AÇÕES DO PET BICE:

 

 

a) BRASIL. Lei nº11. 180, de 23 dezembro de 2005 – Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.

 

b) BRASIL. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013 – Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

 

c) BRASIL. Portaria nº 976 de 27 de julho de 2010 – Atualizada pela Portaria nº 343/2013 dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

 

d) BRASIL. Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013 – Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos autores.

 

e) BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013 – Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). Todas as referências acima estão disponíveis no portal do MEC (Legislação do PET): http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=232:pet-programa-de-educaçãotutorial id=12227:programa-de-educação-tutorial-pet option=com_content&view=article

 

Blog do PET BICE, disponível em:

https://petbiceunifal2017.wixsite.com/petbice/legislacao-do-pet

 

 

 

 

 

APÊNDICE I

Das provas e critérios de avaliação

 

1. Da análise do histórico escolar e seu critério de avaliação

A análise do histórico escolar será feita considerando o coeficiente acadêmico do discente e tem caráter eliminatório. Serão desclassificados os candidatos que possuírem coeficiente acadêmico menor que 6,5 (seis e meio) e/ou tiverem reprovação por falta e/ou tiverem mais de uma reprovação por nota, e/ou não entregarem os documentos solicitados.

 

2. Das Arguições e seus critérios de avaliação:

a) Concepções básicas do Programa de Educação Tutorial e sobre as ações do PET BICE: Serão realizadas questões que abordam os conteúdos previstos no anexo II em caráter eliminatório e classificatório, com o valor de 10,0 (dez) pontos, sendo aprovados os candidatos (as) com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

b) Proposta de trabalho de acordo com o tema apresentado pelo Edital e entregue no ato da inscrição.

Para a elaboração da Proposta de Trabalho, o candidato deve observar as atividades que já vem sendo desenvolvidas pelo PET BICE[1], nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e elaborar a sua proposta de trabalho como possível futuro petiano (a) do PET BICE. Além disso, é desejável que o candidato (a) proponha novas atividades a serem desenvolvidas pelo programa, atividades estas que o mesmo considere importantes e necessárias para o desenvolvimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia.

É importante ressaltar que a proposta de trabalho precisa estar relacionada com as áreas do conhecimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, e deverá ser entregue por e-mail em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, margem superior esquerda 3 cm, margem inferior direita 2 cm e obedecendo o limite máximo de 7 (sete) laudas (sem referências bibliográficas).

Em termos estruturais, deve obedecer obrigatoriamente, a seguinte disposição:

1) Introdução, Objetivos e Justificativa;

 

2) Possíveis Novas Atividades para serem realizadas no PET BICE (eventos ou projetos a áreas de ensino, pesquisa e/ou extensão);

 

3) Proposta de Atuação (dentro dos projetos, eventos e atividades já existentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão);

4) Referências bibliográficas.

 

A arguição e avaliação da proposta têm caráter eliminatório e classificatório, terá o valor de 10 (dez) pontos, sendo aprovados os candidatos (as) com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

 

3. Do curriculum vitae e seu critério de avaliação

Serão avaliadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente comprovadas mediante certificados, utilizando os seguintes critérios:

3.1 O total de pontos obtidos na análise do currículo será dividido pelo número de períodos cursados pelo candidato, de forma a obtenção de uma média simples de atividades por período.

3.2 Como critério para a pontuação das atividades será utilizada a Regulamentação do PIEPEX/BICE/UNIFAL – MG, disponível em: PIEPEX/BICE/UNIFAL–MG, disponível em: http://www.unifal-mg.edu.br/piepex/regulamentos .

3.3 A maior média entre os candidatos será pontuada com 10,0 (dez) pontos, sendo as notas dos candidatos restantes proporcionais a esta pontuação.

3.4 A pontuação será apenas de caráter classificatório.

 

4. Da média final e sua composição

4.1 A Média final será resultado do seguinte cálculo:

(Arguição acerca do PET + Proposta de Trabalho + Currículo) / 3 = Média Final

4.2 Os critérios avaliados e suas respectivas pontuações máximas estão listados na tabela a seguir:

 

CRITÉRIOS AVALIADOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1 ARGUIÇÃO SOBRE O PET

10,0

 

 

2.1 PROPOSTA (S)

5,0

2.1.1 Clareza na exposição das ideias

1,0

2.1.2 Uso correto da língua portuguesa

0,5

2.1.3 Descrição clara da justificativa

0,5

2.1.4 Adequação da proposta à temática

1,0

2.1.5 Criatividade

1,0

2.1.6 Proposta inovadora

1,0

 

 

2.2 ARGUIÇÃO

5,0

2.2.1 Coerência nas atividades propostas e a realidade de atuação do PET BICE

1,5

2.2.2 Domínio do assunto

1,5

2.2.3 Capacidade de argumentação

2,0

 

 

4 CURRÍCULO

10,0

 

 

MÉDIA FINAL

10,0

 

 


[1] Informações a respeito dessas atividades podem ser encontradas no blog do PET BICE (https://petbiceunifal2017.wixsite.com/petbice), Facebook do PET BICE (https://www.facebook.com/petbice/), Instagram do PET BICE (@petbiceunifalmg).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Francisco Lopes Xarão, Pró-Reitor de Graduação, em 04/10/2021, às 09:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0601328 e o código CRC 0028B0AE.




Referência: Processo nº 23087.016081/2021-95 SEI nº 0601328