Boletim de Serviço Eletrônico em 29/12/2020

Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas

Pró-Reitoria de Graduação
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Telefone: (35) 3701-9152 - grad@unifal-mg.edu.br
 

colegiado da pró-reitoria de graduação

Resolução nº 46, DE 14 DE dezembro DE 2020

  

Aprova as alterações do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado da UNIFAL-MG para todos os discentes matriculados no curso

O COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 9º do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação, aprovado pela Resolução nº 14 de 09/08/2016, do Conselho Universitário,

CONSIDERANDO o que foi decidido em sua 302ª Reunião, realizada em 14 de dezembro de 2020;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23087.003109/2020-43,

 

RESOLVE:

Art. 1º  Aprovar a alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado, para fazer constar as seguintes modificações, para todos os discentes matriculados no curso:

 

1) Onde se lê, na página 8: 

Carga horária Total

3371 horas 

 

Deverá constar: 

Carga horária Total

3370 horas

 

2) Onde se lê, na página 9: 

Algumas outras bases legais servem de orientação a disciplinas optativas específicas ou a projetos de extensão. Assim, a Lei nº 9795/1999 (Lei da Educação Ambiental) e Resolução CNE/CP 02/2012 (Estabelece as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental) são atendidas pelas disciplinas optativas Direito e Legislação Ambiental, Política e Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Já a RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2004 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) e a Lei nº11645/2008 (inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”) são atendidas tanto por eventos realizados na Instituição sobre o tema, bem como por disciplinas optativas oferecidas pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras. Por fim, a Resolução CNE/CP 01/2012 (Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos) e o Parecer CNE/CP 09/2003 (formulação de orientações aos sistemas de ensino a respeito da prevenção ao uso e abuso de drogas pelos alunos de todos os graus de ensino) são atendidas primordialmente por eventos de extensão, que ocorrem no âmbito interno da própria Instituição.

 

Deverá constar:

Algumas outras bases legais servem de orientação a disciplinas eletivas específicas ou a projetos de extensão. Assim, a Lei nº 9795/1999 (Lei da Educação Ambiental) e Resolução CNE/CP 02/2012 (Estabelece as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental) são atendidas pelas disciplinas eletivas Direito e Legislação Ambiental, Política e Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Já a RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2004 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) e a Lei nº11645/2008 (inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”) são atendidas tanto por eventos realizados na Instituição sobre o tema, bem como por disciplinas optativas oferecidas pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras. Por fim, a Resolução CNE/CP 01/2012 (Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos) e o Parecer CNE/CP 09/2003 (formulação de orientações aos sistemas de ensino a respeito da prevenção ao uso e abuso de drogas pelos alunos de todos os graus de ensino) são atendidas primordialmente por eventos de extensão, que ocorrem no âmbito interno da própria Instituição.

 

3) Onde se lê, na página 14:

A Comissão de Reestruturação do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado foi então nomeada para discutir e propor uma distribuição mais equilibrada de carga horária, considerada excessiva pelos acadêmicos nos quatro primeiros períodos da dinâmica anterior e um novo formato no qual os alunos pudessem participar mais ativamente de sua formação, construindo sua estrutura curricular. Dessa forma, as alterações da Dinâmica Curricular do Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, Ênfase Ambiental estão embasadas principalmente na flexibilização da Dinâmica Curricular pautada em quatro aspectos fundamentais: (a) mudança do sistema seriado para o sistema de créditos sem pré-requisitos e apenas com parte da carga horária na forma de disciplinas obrigatórias; (b) cumprimento pelo acadêmico de outra parte da carga horária em disciplinas optativas distribuídas a seu critério ao longo da dinâmica; (c) distribuição das 360 h de estágio curricular na forma de disciplina a partir do 2º período do Curso e (d) a Ênfase em Ciências Ambientais passa a ser opcional e direito apenas daqueles que cumprirem uma dinâmica pré-estabelecida.

 

Deverá constar:

A Comissão de Reestruturação do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado foi então nomeada para discutir e propor uma distribuição mais equilibrada de carga horária, considerada excessiva pelos acadêmicos nos quatro primeiros períodos da dinâmica anterior e um novo formato no qual os alunos pudessem participar mais ativamente de sua formação, construindo sua estrutura curricular. Dessa forma, as alterações da Dinâmica Curricular do Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, Ênfase Ambiental estão embasadas principalmente na flexibilização da Dinâmica Curricular pautada em quatro aspectos fundamentais: (a) mudança do sistema seriado para o sistema de créditos sem pré-requisitos e apenas com parte da carga horária na forma de disciplinas obrigatórias; (b) cumprimento pelo acadêmico de outra parte da carga horária em disciplinas optativas e/ou eletivas distribuídas a seu critério ao longo da dinâmica; (c) distribuição das 360 h de estágio curricular na forma de disciplina a partir do 2º período do Curso e (d) a Ênfase em Ciências Ambientais passa a ser opcional e direito apenas daqueles que cumprirem uma dinâmica pré-estabelecida.

 

4) Acrescentar um parágrafo ao final da seção 1.1.3, Condições de migração e adaptação curricular, na página 15:

Após a reestruturação mencionada nos parágrafos anteriores, este PPC passou por retificações que vigoram para todos os discentes matriculados no curso.

 

5) Onde se lê, na página 17:

A Unifal-MG tem condições de oferecer isso, aliás, já oferece na prática e esta é a melhor maneira de um curso de graduação “acontecer”. Em vez de uma proposta teórica ser obrigada a se efetivar na prática, o curso já possui maturidade relativa para ter perfil e destino próprios, que este Projeto pretendeu apenas transcrever para o papel. Simplesmente aproveitamos a oportunidade para aperfeiçoar e corrigir algumas rotas, mas o caminho principal já vinha sendo traçado e faz parte da história do curso. Uma dessas rotas, ou a principal a ser corrigida é que não se atinge objetivos tão amplos e superiores obrigando os alunos a cumprirem apenas uma sequência única de disciplinas. A Biologia é uma Ciência extremamente ampla e complexa, com inúmeras possibilidades. Existem, portanto, várias maneiras diferentes de buscar os mesmos objetivos. É saudável que futuros biólogos vislumbram essas diferentes possibilidades e escolham aquelas com as quais mais se identifiquem. Exatamente por isso, a nova proposta incorporou o regime de progressão curricular de créditos, uma carga horária de disciplinas optativas a serem escolhidas pelos alunos e uma ênfase, que é facultativa. O aluno que não se identificar com a Ênfase em Ciências Ambientais, simplesmente não precisa cumprir o respectivo conjunto obrigatório de disciplinas. Em vez disso, escolhe outro elenco qualquer de optativas e se forma simplesmente como Bacharel em Ciências Biológicas.

 

Deverá constar:

A Unifal-MG tem condições de oferecer isso, aliás, já oferece na prática e esta é a melhor maneira de um curso de graduação “acontecer”. Em vez de uma proposta teórica ser obrigada a se efetivar na prática, o curso já possui maturidade relativa para ter perfil e destino próprios, que este Projeto pretendeu apenas transcrever para o papel. Simplesmente aproveitamos a oportunidade para aperfeiçoar e corrigir algumas rotas, mas o caminho principal já vinha sendo traçado e faz parte da história do curso. Uma dessas rotas, ou a principal a ser corrigida é que não se atinge objetivos tão amplos e superiores obrigando os alunos a cumprirem apenas uma sequência única de disciplinas. A Biologia é uma Ciência extremamente ampla e complexa, com inúmeras possibilidades. Existem, portanto, várias maneiras diferentes de buscar os mesmos objetivos. É saudável que futuros biólogos vislumbram essas diferentes possibilidades e escolham aquelas com as quais mais se identifiquem. Exatamente por isso, a nova proposta incorporou o regime de progressão curricular de créditos, uma carga horária de disciplinas eletivas e/ou optativas a serem escolhidas pelos alunos e uma ênfase, que é facultativa. O aluno que não se identificar com a Ênfase em Ciências Ambientais, simplesmente não precisa cumprir o respectivo conjunto obrigatório de disciplinas. Em vez disso, escolhe outro elenco qualquer a partir das optativas oferecidas pela instituição e se forma simplesmente como Bacharel em Ciências Biológicas.

 

6) Onde se lê, nas páginas 17-18:

A Ênfase opcional em Ciências Ambientais oferece um caráter complementar à formação dos alunos sem ferir o perfil generalista que norteou a criação e manutenção do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado, em atendimento ao estabelecido pelas Diretrizes Curriculares (CNE/CES 1301/2001). O perfil do curso não se alterou, apenas a dinâmica curricular, visando atender a uma demanda identificada na sociedade. Além disso, outro aspecto preconizado pelas Diretrizes é que nos conteúdos específicos a Instituição de Ensino Superior deve permitir orientações diferenciadas nas várias subáreas das Ciências Biológicas de acordo com a vocação da Instituição. Nesse momento, a Unifal-MG dispõe de profissionais qualificados na área de Meio Ambiente que se identificaram muito com o curso, condições que deram suporte à criação da Ênfase em Ciências Ambientais. Na proposta anterior essa ênfase era obrigatória e escolhida no momento da inscrição no processo seletivo para ingresso, agora percebemos que ela seria mais efetiva se escolhida apenas pelos alunos realmente interessados ao longo do curso. A outra vantagem dessa definição mais tardia, é que os alunos podem tomar essa decisão mais amadurecidos, já dentro do curso e conhecendo seus docentes e disciplinas. Assim é bem mais provável tomarem uma decisão mais acertada: para aqueles que desejam mesmo a Ênfase, há menor chance de frustração e talvez até a evasão reduza um pouco; para os outros que não desejam essa formação um pouco mais específica, basta cumprirem a carga horária equivalente com qualquer combinação de outras disciplinas optativas (algumas delas podem ser inclusive as da Ênfase) a seu critério, dando o perfil que desejarem à sua formação. A formação básica e generalista em qualquer uma das situações estará garantida pelo elenco de disciplinas obrigatórias. 

 

Deverá constar:

A Ênfase opcional em Ciências Ambientais oferece um caráter complementar à formação dos alunos sem ferir o perfil generalista que norteou a criação e manutenção do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado, em atendimento ao estabelecido pelas Diretrizes Curriculares (CNE/CES 1301/2001). O perfil do curso não se alterou, apenas a dinâmica curricular, visando atender a uma demanda identificada na sociedade. Além disso, outro aspecto preconizado pelas Diretrizes é que nos conteúdos específicos a Instituição de Ensino Superior deve permitir orientações diferenciadas nas várias subáreas das Ciências Biológicas de acordo com a vocação da Instituição. Nesse momento, a Unifal-MG dispõe de profissionais qualificados na área de Meio Ambiente que se identificaram muito com o curso, condições que deram suporte à criação da Ênfase em Ciências Ambientais. Na proposta anterior essa ênfase era obrigatória e escolhida no momento da inscrição no processo seletivo para ingresso, agora percebemos que ela seria mais efetiva se escolhida apenas pelos alunos realmente interessados ao longo do curso. A outra vantagem dessa definição mais tardia, é que os alunos podem tomar essa decisão mais amadurecidos, já dentro do curso e conhecendo seus docentes e disciplinas. Assim é bem mais provável tomarem uma decisão mais acertada: para aqueles que desejam mesmo a Ênfase, há menor chance de frustração e talvez até a evasão reduza um pouco; para os outros que não desejam essa formação um pouco mais específica, basta cumprirem a carga horária equivalente com qualquer combinação de outras disciplinas eletivas e/ou optativas (algumas delas podem ser inclusive as da Ênfase) a seu critério, dando o perfil que desejarem à sua formação. A formação básica e generalista em qualquer uma das situações estará garantida pelo elenco de disciplinas obrigatórias.

 

7) Onde se lê, na Tabela 1: Identificação e condições de oferta do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado com Ênfase Opcional em Ciências Ambientais da UNIFAL-MG,  na página 20-21:

Carga horária Total

3371 horas 

 

Deverá constar:

Carga horária Total

3370 horas

 

8) Onde se lê, na página 22:

A nova dinâmica tem um formato diferenciado do convencional, pois ela apresenta as disciplinas obrigatórias que abordarão os conteúdos básicos e outras listadas ao final, referentes aos conteúdos específicos, que serão oferecidas como optativas curriculares. A sequência de disciplinas obrigatórias deve ser vista como uma sugestão a ser preferencialmente seguida, já que obedece a uma sequência lógica de conteúdos prévios e complexidade crescente. Entretanto, no sistema de créditos, a autonomia sobre quais disciplinas cursar e quando cabe ao aluno.

 

Deverá constar:

A nova dinâmica tem um formato diferenciado do convencional, pois ela apresenta as disciplinas obrigatórias que abordarão os conteúdos básicos e outras listadas ao final, referentes aos conteúdos específicos, que serão oferecidas como eletivas. A sequência de disciplinas obrigatórias deve ser vista como uma sugestão a ser preferencialmente seguida, já que obedece a uma sequência lógica de conteúdos prévios e complexidade crescente. Entretanto, no sistema de créditos, a autonomia sobre quais disciplinas cursar e quando cabe ao aluno.

 

9) Onde se lê, nas páginas 22-23:

A carga horária total é de 3371h, atendendo ao estabelecido pela Resolução CNE/CES no. 4/2009 que indica a carga horária mínima de 3200 horas para Cursos de Bacharelado Presencial em Ciências Biológicas em componentes curriculares obrigatórios. Dessas 3371h, 1050h precisam ser cumpridas como optativas. Existem dois tipos de optativas: as curriculares e as livres. Do elenco de disciplinas optativas curriculares, o aluno tem que cumprir o mínimo de 735h. Os alunos que completarem 1050h de optativas somente a partir dessas curriculares tem o direito de obter a Ênfase em Ciências Ambientais. Aqueles que não desejam obter a Ênfase, devem cumprir um mínimo de 735h em optativas curriculares e o restante (315h) em optativas livres.

Definição dos tipos de optativas:

1) Optativas curriculares são as disciplinas optativas listadas ao final da dinâmica. A partir dessa lista o aluno é obrigado a eleger para cursar no mínimo 735h. O aluno que cumprir 1050h exclusivamente com as disciplinas dessa lista conquista o direito de especificar em seu diploma de Bacharel o título adicional da Ênfase em Ciências Ambientais.

2) Optativas livres são as disciplinas optativas oferecidas nos demais cursos da Unifal-MG ou em outras Universidades. O aluno que completar 735h de optativas curriculares, precisa complementar um mínimo de 315h de optativas livres à sua escolha. 

 

Deverá constar:

A carga horária total é de 3370h, atendendo ao estabelecido pela Resolução CNE/CES no. 4/2009 que indica a carga horária mínima de 3200 horas para Cursos de Bacharelado Presencial em Ciências Biológicas em componentes curriculares obrigatórios. Dessas 3370h, 1050h precisam ser cumpridas como optativas e/ou eletivas da seguinte forma:

1) Alunos que pretendem obter a Ênfase em Ciências Ambientais precisam cumprir no mínimo 735h entre as disciplinas eletivas (lista de disciplinas previstas no Projeto Pedagógico do Curso e de oferecimento regular e obrigatório pelos respectivos docentes) e no mínimo as 315h restantes entre essas eletivas e/ou optativas  (lista de disciplinas com a finalidade de complementar a formação do  discente) . A orientação quanto a esta exigência, além de constante neste projeto, será fornecida aos discentes ingressantes no curso, pela coordenação;

2) Alunos que não pretendem obter a Ênfase em Ciências Ambientais precisam cumprir no mínimo 1050h com qualquer combinação de proporção entre as disciplinas optativas e eletivas.

 

10) Onde se lê, na página 23:

A regularidade de oferecimento das disciplinas optativas curriculares está garantida, já que se tratam de disciplinas anteriormente obrigatórias na dinâmica seriada. Neste caso não cabe aos docentes responsáveis a decisão de não oferecer determinada disciplina. Novas disciplinas, entretanto, podem ser criadas e oferecidas a cada semestre, o que, aliás, é desejável. Se em 2 anos consecutivos determinada disciplina não atingir o número mínimo de matriculados, ela deverá ser extinta e substituída por outra oferecida pelo(s) mesmo(s) docente(s). A proposta de novas disciplinas pode ser acordada entre docente(s), colegiado e núcleo docente estruturante do curso. Desta forma, disciplinas optativas curriculares podem ser incluídas e/ou excluídas do elenco sem a necessidade de retificar o Projeto PolíticoPedagógico.

 

Deverá constar:

A regularidade de oferecimento das disciplinas optativas eletivas está garantida, já que se tratam de disciplinas anteriormente obrigatórias na dinâmica seriada ou de disciplinas novas que foram ou serão acrescentadas ao Projeto Pedagógico. Neste caso não cabe aos docentes responsáveis a decisão de não oferecer determinada disciplina. Novas disciplinas, entretanto, podem ser criadas e oferecidas a cada semestre, o que, aliás, é desejável. Se em 2 anos consecutivos determinada disciplina não atingir o número mínimo de matriculados, ela deverá ser extinta e substituída por outra oferecida pelo(s) mesmo(s) docente(s). A proposta de novas disciplinas pode ser acordada entre docente(s), colegiado e núcleo docente estruturante do curso. Desta forma, disciplinas eletivas podem ser incluídas e/ou excluídas do elenco sem a necessidade de retificar o Projeto Político-Pedagógico.

 

11) Onde se lê, na página 23:

Os conteúdos específicos possibilitam diferentes orientações nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, segundo o perfil do corpo docente que atende ao curso e eventuais demandas regionais. As atividades curriculares referentes a esses conteúdos específicos envolvem disciplinas optativas curriculares e/ou livres.

 

Deverá constar:

Os conteúdos específicos possibilitam diferentes orientações nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, segundo o perfil do corpo docente que atende ao curso e eventuais demandas regionais. As atividades curriculares referentes a esses conteúdos específicos envolvem disciplinas eletivas e/ou optativas.

 

12) Onde se lê, na página 25:

São divididos em cinco Núcleos com as respectivas disciplinas optativas curriculares. É preciso salientar, porém, que assim que forem cumpridas 735h entre essas optativas curriculares, é facultada ao aluno a escolha entre completar as 315h de optativas restantes entre as optativas curriculares oferecidas (quando ganha o direito ao título da Ênfase em Ciências Ambientais) ou em qualquer optativa livre oferecida pela Unifal-MG ou por outras universidades, horas também consideradas como de conteúdos específicos.

 

Deverá constar:

São divididos em cinco Núcleos com as respectivas disciplinas eletivas, mas é preciso salientar que, a depender da situação, as disciplinas chamadas optativas (oferecidas pelos cursos de graduação da Unifal-MG para fins de complementação) também podem ser contabilizadas dentro desses conteúdos específicos. Assim, o aluno do bacharelado pode escolher entre completar outras 1050h de conteúdos específicos de duas maneiras: 1) com qualquer combinação de proporção entre eletivas e/ou optativas (formato que não dá o direito à Ênfase em Ciências Ambientais), ou 2) cumprir 735h entre essas eletivas e as 315h restantes com qualquer combinação de proporção entre eletivas e/ou optativas (formato que dá o direito ao título da Ênfase em Ciências Ambientais).

 

13) Onde se lê, na página 25:

1) Biologia Celular, Molecular e Evolução: disciplinas optativas curriculares Embriologia Básica Biologia do Desenvolvimento (Alterado pela Resolução CEPE nº 11/2016) e Imunologia, que totalizam uma carga horária de 105h.

2) Diversidade Biológica: disciplinas optativas curriculares Fisiologia Animal Comparada, Comportamento Animal ou Comunicação Animal e Ecofisiologia Vegetal, que totalizam 180h.

3) Ecologia: disciplinas optativas curriculares, Limnologia, Direito e Legislação Ambiental, Análise da Biota, Análise de Impacto Ambiental, Biologia da Conservação, Ecotoxicologia, Gestão de Recursos Hídricos, Ecologia Evolutiva I, Ecologia Evolutiva II e Política e Gestão Ambiental, que somam 555h.

4) Fundamentos das Ciências Exatas e da Terra: disciplinas optativas Planejamento e Análise de Experimentos, Geomorfologia Geral e Introdução ao Geoprocessamento, que somam 210h.

5) Fundamentos Filosóficos e Sociais: disciplina optativa curricular LIBRAS com 30 h.

 

Deverá constar:

1) Biologia Celular, Molecular e Evolução: disciplinas eletivas  Biologia do Desenvolvimento (Alterado pela Resolução CEPE nº 011/2016) e Imunologia, que totalizam uma carga horária de 105h.

2) Diversidade Biológica: disciplinas eletivas Fisiologia Animal Comparada, Comportamento Animal ou Comunicação Animal e Ecofisiologia Vegetal, que totalizam 180h.

3) Ecologia: disciplinas eletivas, Limnologia, Direito e Legislação Ambiental, Análise da Biota, Análise de Impacto Ambiental, Biologia da Conservação, Ecotoxicologia, Gestão de Recursos Hídricos, Ecologia Evolutiva I, Ecologia Evolutiva II e Política e Gestão Ambiental, que somam 555h.

4) Fundamentos das Ciências Exatas e da Terra: disciplinas eletivas Planejamento e Análise de Experimentos, Geomorfologia Geral e Introdução ao Geoprocessamento, que somam 210h.

5) Fundamentos Filosóficos e Sociais: disciplina eletiva LIBRAS com 30h.

 

14) Onde se lê, na página 26:

Esses conteúdos foram estruturados para estimular a interação teoria-prática. Além dos estágios obrigatórios e trabalho de conclusão de curso (TCC), incluem as chamadas atividades complementares. Todos esses conteúdos totalizam 701h.

 

Deverá constar:

Esses conteúdos foram estruturados para estimular a interação teoria-prática. Além dos estágios obrigatórios e trabalho de conclusão de curso (TCC), incluem as chamadas atividades complementares. Todos esses conteúdos totalizam 700h.

 

15) Onde se lê, na página 27-28:

Para que o aluno faca jus ao grau de Bacharel em Ciências Biológicas com Ênfase em Ciências Ambientais, ele deverá cumprir, além das disciplinas optativas curriculares com carga horária mínima de 735 horas, as 315 horas de disciplinas optativas livres (ou mais) dentro do próprio elenco ofertado de disciplinas optativas curriculares. Isto não o impede, porém, de cursar, adicionalmente, disciplinas optativas livres à sua escolha. A orientação quanto a esta exigência, além de constante neste projeto, será fornecida aos discentes ingressantes no curso, pela coordenação. Como a quantidade total de disciplinas optativas (735 horas de optativas curriculares e 315 horas de optativas livres) é a mesma para todos os discentes, quer optem pela ênfase ou não, o tempo de integralização do curso independe da escolha dos discentes. Como as disciplinas da ênfase são disciplinas optativas curriculares, elas não serão ofertadas em períodos específicos do curso, sendo ofertadas regularmente no primeiro ou segundo semestres, conforme detalhado neste projeto.

 

Deverá constar:

Para que o aluno faça jus ao grau de Bacharel em Ciências Biológicas com Ênfase em Ciências Ambientais, ele deverá cumprir, além das 735h entre as disciplinas eletivas, outras 315h com qualquer combinação de proporção entre eletivas e/ou optativas. A orientação quanto a esta exigência, além de constante neste projeto, será fornecida aos discentes ingressantes no curso, pela coordenação. Como a carga horária total de 1050h entre disciplinas eletivas e/ou optativas é a mesma para todos os discentes, quer optem pela ênfase ou não, o tempo de integralização do curso independe da escolha dos discentes.

 

16) A Figura 1, Fluxograma da organização e estrutura curricular do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com Ênfase Opcional em Ciências Ambientais da Unifal-MG, passa a vigorar com as seguintes alterações:

 

 

 

17) Onde se lê, na página 31, no item 8.3, da Dinâmica Curricular do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado com Ênfase Opcional em Ciências Ambientais:

 

DCBT61

Morfologia das Fanerógamas 

2

1

 

3

30

30

 

60

 

 

 

 

Deverá constar:

DCBT61

Morfologia Vegetal

2

1

 

3

30

30

 

60

 

 

18) Onde se lê, na página 31, na linha "TOTAL", do 4º período da Dinâmica Curricular do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado com Ênfase Opcional em Ciências Ambientais:

 

TOTAL

17 16

2 3

2

21

255 240

60 90

90

405 420

 

 

Deverá constar:

 

TOTAL

16

3

2

21

240

90

90

420

 

 

 19) Onde se lê, na página 31, na linha "TOTAL", do 5º período da Dinâmica Curricular do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado com Ênfase Opcional em Ciências Ambientais:

 

TOTAL

8

1,5

2

11,5

120

45

90

255

 

 

Deverá constar: 

 

TOTAL

8

1,5

2

11,5

120

30

90

240

 

 

20) Onde se lê, na página 32:

Disciplinas optativas curriculares

 

Deverá constar:

Disciplinas eletivas

 

21) Incluir, na página 32, na tabela de Disciplinas eletivas, a seguinte disciplina:

-------

Anatomia ***

2

1

 

3

30

30

 

60

 

22) Onde se lê, na página 32, na tabela de Disciplinas eletivas:

DCE75

Planejamento e Análise de Experimentos *****

4 2

1

 

4 3

60 30

30

 

60

 

Deverá constar: 

DCE75

Planejamento e Análise de Experimentos *****

2

1

 

3

30

30

 

60

 

23) Onde se lê, na página 32, na tabela de Disciplinas eletivas:

DCBT41

Comunicação Animal*

4 2

0 1

 

4 3

60 30

0 30

 

60

 

Deverá constar:

DCBT41

Comunicação Animal*

2

1

 

3

30

30

 

60

 

24) Onde se lê, na página 32, na linha "TOTAL", da tabela de Disciplinas eletivas:

 

TOTAL

49 43

13,5 15,5

 

61,5 58,5

735  

645

405

465

 

1110

 

Deverá constar:

 

TOTAL

45

16,5

 

61,5

675

495

 

1170

 

 

25) Onde se lê, nas páginas 32-33:

  Créditos Carga Horária (h)
Total de disciplinas obrigatórias 106 2130 2145
Total de optativas curriculares * 735
Total de optativas livres * 315
TOTAL * 3180 3195
6% atividades complementares * 191 192
TOTAL GERAL 185,5 3371 3387

1 crédito corresponde: 15 horas de aula teórica; 30 horas de aula prática e 45 horas de estágio.

T = Aulas teóricas; P = Aulas práticas; E = Estágio; Tot = Total; PR = Pré-requisito.

*O total de créditos de disciplinas optativas irá depender da composição específica de cada aluno, conforme quantidade de horas de aulas práticas e teóricas das disciplinas que escolher.

 

Deverá constar:

Total para integralização Créditos Teóricos Carga Horária (h)
Total de disciplinas obrigatórias 108 1620
Total de eletivas e/ou optativas 70 1050
SUBTOTAL  178 2670
Atividades complementares 46,67 700
TOTAL GERAL 224,67 3370

1 crédito corresponde: 15 horas de aula teórica; 30 horas de aula prática e 45 horas de estágio.

T = Aulas teóricas; P = Aulas práticas; E = Estágio; Tot = Total; PR = Pré-requisito.

 

26) Onde se lê, na página 35:

Morfologia das Fanerógamas

 

Deverá constar:

Morfologia Vegetal

 

27) Onde se lê, na página 40:

Filosofia e Metodologia Científica

 

Deverá constar:

Filosofia e Metodologia da Ciência

 

28) Onde se lê, na página 42:

Disciplinas Optativas Curriculares

 

Deverá constar:

Disciplinas Eletivas

 

29) Acrescentar, na página 42, a seguinte ementa:

Anatomia

Pré-requisito: Histologia Básica.

Carga Horária: 60 h

Métodos de estudo em Anatomia. Planos de construção do corpo humano e fatores gerais de variação. Estudo dos sistemas ósseo, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal, reprodutor masculino e feminino. Sistema nervoso e órgãos dos sentidos.

 

30) Acrescentar, na página 52, o Apêndice A:

APÊNDICE A

 

Tabela de equivalência para as disciplinas que sofreram alterações

Disciplina da nova  Dinâmica

Código da disciplina da nova dinâmica

Disciplina da dinâmica 12

Código da disciplina da dinâmica 12

Morfologia Vegetal

DCBT315

Morfologia das Fanerógamas

DCBT61

Planejamento e Análise de Experimentos (30T +30P)

DCE75

Planejamento e Análise de Experimentos (60T)

DCE58

 

Art. 2º Determinar que a retificação seja consolidada na Resolução Consuni nº 032/2014, que aprovou o referido Projeto Pedagógico.

 

Art. 3º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

JOSÉ FRANCISCO LOPES XARÃO

Presidente do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação 


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Documento assinado eletronicamente por José Francisco Lopes Xarão, Presidente, em 29/12/2020, às 12:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23087.003109/2020-43 SEI nº 0440561