Boletim de Serviço Eletrônico em 22/08/2025
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Edital Nº 34/2025

Processo nº 23087.015266/2025-14

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

 

A Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG, por meio de sua Pró-reitora de Graduação, torna pública a realização de seleção para admissão de discentes matriculado(a)s nos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia e Química para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

O presente Edital destina-se ao preenchimento de vagas e formação de banco de reserva para discentes bolsistas de iniciação à docência, de acordo com a portaria CAPES, nº 90 de 25 de março de 2024 e suas respectivas retificações.

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), visa a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Educação Superior (IES) e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. Para o desenvolvimento do Projeto Institucional de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

DOS OBJETIVOS DO PIBID

Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

contribuir para a valorização do magistério;

elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

DO NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas será distribuído conforme tabela abaixo:

Área do Subprojeto

Curso

Vagas

Ciências Sociais

Ciências Sociais

08

Geografia

Geografia

Reserva de Vagas

Letras - Interdisciplinar

Letras – Português, Inglês, Espanhol

Reserva de Vagas

Matemática

Matemática

05

Pedagogia

Pedagogia

Reserva de Vagas

Química

Química

06

 

 

DOS REQUISITOS

Poderão se inscrever somente discentes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura em: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia e Química da UNIFAL-MG e que atendam aos seguintes critérios:

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do PIBID, com carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais;

não se encontrar em situação de afastamento das suas atividades acadêmicas, exceto nos casos de licença-maternidade.

DA BOLSA

Os estudantes selecionados e aprovados na condição de bolsistas receberão uma bolsa individual, cuja liberação mensal obedecerá ao cronograma executado pela Capes.

A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer outra modalidade de bolsa (Monitoria, Programa de Educação Tutorial – PET, Programa de Bolsas de Extensão e Cultura, Bolsa Estágio na UNIFAL-MG, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou outra instituição pública ou privada, exceto auxílios.

O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais, concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários no mês subsequente ao mês de referência das atividades realizadas.

O bolsista terá seu desempenho avaliado periodicamente no projeto para fins de manutenção da bolsa.

O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do Pibid, desde que não possua relação de trabalho com a UNIFAL-MG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

Para receber a bolsa, o discente deve declarar ter condições de dedicar, no mínimo, 10 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do PIBID e ter disponibilidade para participar das reuniões, eventos e afins.

A vigência das cotas de bolsa concedidas se encerrará em 30 de setembro de 2026, podendo ser prorrogada a critério da CAPES ou conforme art. 19 da Portaria CAPES nº 90/2024.

DO CANCELAMENTO DE BOLSAS

O cancelamento da bolsa poderá ser determinado nos seguintes casos:

Afastamento das atividades do Projeto por período superior a 30 (trinta) dias;

descumprimento das normas estabelecidas pela portaria Capes 90/2024 e nos editais do PIBID;

desempenho insatisfatório ou desabonador por parte do bolsista;

comprovação de irregularidades;

trancamento de matrícula, abandono, desligamento ou conclusão do curso;

encerramento do subprojeto ou do projeto institucional; ou

a pedido do bolsista.

IMPORTANTE: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência poderá ser interrompido a qualquer momento, por motivos apresentados pela CAPES.

DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) DISCENTE BOLSISTA

Caberá ao(à) discente bolsista:

Cumprir os deveres mencionados no artigo 52, da Portaria CAPES nº 90, de 25 de março de 2024.

Realizar as atividades planejadas juntamente com o Supervisor, Coordenador de Área e Coordenação Institucional;

ser pontual e assíduo no cumprimento de suas atividades no Programa;

participar de pesquisas e de projetos de extensão propostos no âmbito do PIBID;

registrar as atividades de iniciação à docência em relatórios ou em relato de experiência, conforme definido pela CAPES, e entregá-los no prazo estabelecido;

participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do Projeto, colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;

comunicar qualquer intercorrência no andamento do Projeto ao Supervisor ou ao Coordenador de Área; e

 manter-se atualizado em relação às normas e às orientações da CAPES quanto ao PIBID.
 

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas entre 25 a 28 de agosto de 2025.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no endereço: https://forms.gle/5WCzykDAEUbwWo8L8

A inscrição somente será efetivada se o formulário eletrônico for preenchido corretamente e enviado, incluindo os anexos.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

A UNIFAL-MG não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores pessoais, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados para os sistemas da Universidade.

É obrigação do/a candidato/a acompanhar todas as etapas do edital no sítio da PROGRAD (http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital) e buscar as informações junto à secretaria da PROGRAD quando necessário, observando o cronograma do Edital.

A homologação da inscrição depende do preenchimento correto do formulário, do envio da documentação solicitada e da veracidade das informações prestadas.

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A inscrição será feita mediante a apresentação de:

Formulário eletrônico de inscrição devidamente preenchido e enviado;

Cópia do histórico escolar atualizado (que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico) e inserido no momento da inscrição;

Declaração de matrícula e frequência (que pode ser obtida por meio do Sistema Acadêmico) e inserida no momento da inscrição.

DA SELEÇÃO

A seleção do(a)s discente(s) bolsista(s) será realizada com base na classificação do(a)s candidato(a)s de acordo com:

 avaliação aplicada por cada subprojeto, considerando os critérios apresentados no anexo I.

conferência de histórico escolar;

declaração de matrícula e frequência.

Os(as) discentes que não atenderem aos requisitos deste edital serão desclassificados(as).

SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, RECURSOS E RESULTADOS, O PRESENTE EDITAL OBEDECERÁ AO SEGUINTE CRONOGRAMA:

Sobre o processo de inscrição, seleção, recursos e resultados, o presente Edital obedecerá ao seguinte cronograma:

Atividade

Data

Local/observação

Lançamento do edital

25 de agosto de 2025

 

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Período de inscrições

25 de agosto até às 23h59min de 28 de agosto de 2025 (horário de Brasília)

Formulário eletrônico:

https://forms.gle/5WCzykDAEUbwWo8L8

Homologação das inscrições

29 de agosto de 2025

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Etapa de seleção

01 a 05 de setembro de 2025

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Resultado preliminar

08 de setembro de 2025

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Recurso do resultado preliminar

Até 12h do dia 09 de setembro de 2025

Por e-mail: "Título: Recurso Resultado Edital 34/2025 Pibid" para programas.prograd@unifal-mg.edu.br

O corpo da mensagem deve conter o nome completo do(a) candidato, nº de matrícula, curso e descrição do recurso.

Resultado Final

Até 11 de setembro de 2025

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A inscrição obriga os candidatos a todos os termos deste Edital.

A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da disponibilidade financeira da CAPES/FNDE/MEC.

Os candidatos classificados e aptos a se inserir no programa são responsáveis pela abertura de conta bancária na qual será depositado o valor mensal da bolsa.

A conta bancária deve ter obrigatoriamente as seguintes características: ser conta corrente; estar ativa e ter como titular o beneficiário da bolsa; não ser conta-salário e não ser conta poupança.

O prazo de validade deste edital será de 06 (seis) meses, contados a partir da data da publicação da homologação na página da Prograd.

Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção, Coordenação do PIBID e pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 22 de agosto de 2025.

 

Assinado Eletronicamente

ROBERTA SERON SANCHES

Pró-Reitora Adjunta de Graduação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Roberta Seron Sanches, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, em 22/08/2025, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1598125 e o código CRC B7E8FD1F.



ANEXOS AO Edital Nº 34/2025

Anexo I

 

Licenciatura: Ciências Sociais
Subprojeto: Ciências Sociais

Data: 01/09/2025 (2ª feira) das 17h às 19h

Horário: das 17h às 22h

Local: V-010

Informações:

* Avaliação será realizada por meio de entrevista

 

* Referência Bibliográfica: livre

 

* Critérios para avaliação:

Clareza e precisão nas respostas às questões da entrevista;

Disponibilidade para as atividades nas escolas-campo e para as reuniões na Universidade.

 

 

Licenciatura: Geografia
Subprojeto: Geografia

Data: 03 a 05/09/2025

Horário: Das 00:01h do dia 03/09 às 23:59h do dia 05/09

Local: on-line (acesso ao link informado abaixo)

Informações:

 

Link: https://forms.gle/YVg7mKMGmrvmDTUf8

 

Critérios para a avaliação

Análise e interpretação de textos;

Aplicação correta de conceitos;

Uso correto da norma culta da língua portuguesa;

Originalidade e criatividade.

 

Critérios de desempate

CDA;

Ingressante mais recente no curso.

Bibliografia a ser utilizada no processo de seleção

Canto, T. S. do. (2018). Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva, 36(4), 1186–1197. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Cavalcanti, L. de S. (2005). Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES, 25(66), 185–207. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004

Observações

A avaliação será composta por questões disponibilizadas no Google Formulários;

Cada questão deverá ser respondida de forma original e pessoal;

Serão desclassificados(as) candidatos(as) que fizerem uso de Inteligência Artificial.

 

Licenciatura: Letras Licenciatura (Português, Inglês, Espanhol)
Subprojeto: Letras Interdisciplinar

Data: 05/09/2025 (6ª feira)

Horário:

- (tarde) → 13h30 – 18h30

Local: V-213

Informações:

* Licenciatura:

- Letras Português - Português e Literaturas da Língua Portuguesa (PLLP)

- Letras Espanhol - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (LELLE)

- Letras Inglês - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (LILLI)

 

* Instrumento: Entrevista presencial

 

* Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line)

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Volume 1. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

 

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

 

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas, RS: EDUCAT, 2008. p. 21-43. Disponível em:

https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf

 

* Critérios para avaliação:

- Entrevista:

a) Desempenho, pertinência, coesão e coerência do discente nas questões orais e escritas formuladas.

b) Conhecimentos acerca do PIBID e das referências bibliográficas citadas.

c) Interesse e tempo disponível de horas para o desenvolvimento e participação das atividades, propostas e/ou projetos durante a vigência do Edital, assim como o cumprimento da normativa do PIBID.

d) A entrevista será realizada de modo presencial pela ordem de chegada na data e horário informados, de acordo ao Edital.

 

Licenciatura: Matemática
Subprojeto: Matemática

Data: 04/09/2025

Horário: Das 15 às 17h

Local: Sala D-413 (LEMA)

Informações:

* Referência Bibliográfica: Não há.

 

* Critérios para avaliação:

Análise de histórico escolar e entrevista.

 

No histórico será analisado o CDA (peso 1) ou a classificação de ingresso para candidatos do primeiro período do Curso.

 

O candidato se submeterá a uma entrevista (peso 2), cujo objetivo principal é buscar elementos indicativos da capacidade de comunicação, da objetividade, da motivação para participar do Subprojeto-Matemática, da responsabilidade social e profissional do candidato. A entrevista versará sobre:

 

questões pedagógicas da área de matemática;

motivação e responsabilidade profissional;

conhecimento dos objetivos do Programa;

disponibilidade para participar das atividades do Programa.

 

Licenciatura: Pedagogia
Subprojeto: Pedagogia

Data: 03/09/2025

Horário:

Das 7h às 11h

Local:

On-line

Informações:

 

OBS: Todos/as os/as candidatos/as deverão entrar na sala do Meet, às 07h.

 

Link da videochamada: https://meet.google.com/izq-obtq-zkn

 

* Referência Bibliográfica para a Entrevista:

- Edital PIBID 2024: PDF 23038.001033/2024-21 (www.gov.br)

 

- PANIAGO, Rosineire; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone. O PIBID E A INSERÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DILEMAS. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.34|e190935|2018. EDUR 2018 34.4 190935 O PIBID Rosenilde.indd (scielo.br)

 

- SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 57–69, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46. Acesso em: 10 set. 2024.

 

- FRISON, Lourdes; SIMÃO, Ana Margarida; CIGALES, Juliana. APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 15, n. 1. p. 21-44. 2017. Vista do APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (pucsp.br)

 

* Critérios para avaliação da Entrevista:

Disponibilidade de horários para participar das atividades nas escolas (1,0 pt); conhecimento sobre as atribuições do bolsista (1,5 pt);

a disponibilidade em deslocar-se às escolas atendidas pelo subprojeto (1,0 pt);

disponibilidade para participação das reuniões com coordenadoras e supervisoras (1,0 pt);

habilidades sobre ensinar e aprender (1,0 pt);

habilidades no trabalho com as crianças (1,0 pt);

as pretensões do candidato em ingressar no subprojeto ao qual concorre (1,0 pt);

o conhecimento do candidato em relação a área de formação de professores e a contribuição do Pibid para os licenciandos do curso de Pedagogia (1,5 pt);

as características individuais que poderão contribuir com o desenvolvimento do projeto nas escolas (1,0).

 

Total 10 pontos que serão divididos considerando o total dos critérios descritos - o/a candidato/a para ser aprovado/a precisará obter a nota mínima 6,0.

 

*Critérios de desempate: CDA e ingressante mais recente no curso.

 

Licenciatura: Química
Subprojeto: Química

Data: 03 a 05/09/2025

Horário: ----

Local: -----

Informações:

Questionário online: 03/09/2025

Disponível das 08h às 23h59h, com orientações a serem enviadas até 12h antes do horário de início e link a ser enviado por e-mail institucional aos inscritos, 5 minutos antes da abertura do horário de respostas.

 

Entrevista: 04/09/2025

Às 18h, em um dos laboratórios Q212 ou Q210 ou Q208 (dependendo da ocupação)

 

* Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line)

a) Manuais, regulamentos e normas do PIBID - Disponíveis em <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid>

b) Artigo: Santos, W. L. P. (2007). Contextualização do ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, 2. <https://recursosdefisica.com.br/files/149-530-1-PB.pdf>

 

* Critérios para avaliação:

a) Questionário online sobre o programa de formação de professores (PIBID) e sobre conceitos de contextualização no ensino de Química. (classificatório - critérios e pontuação estarão nas perguntas)

b) Entrevista sobre as respostas do questionário online e sobre a formação acadêmica do candidato. (classificatório - critérios e pontuação serão apontadas nas perguntas)

c) Coeficiente de desempenho acadêmico (CDA). (classificatório)

 

 


Referência: Processo nº 23087.015266/2025-14 SEI nº 1598125