Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
Edital Nº 31/2025
Processo nº 23087.013569/2025-94
seleção de bolsistas e não bolsistas pet ciências biológicas
A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL–MG, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial, Grupo PET-Ciências Biológicas, Sede- Alfenas.
DAS INSCRIÇÕES
Requisitos
Estar regularmente matriculado e cursando do 2º ao 5º período do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ou 3º ao 7º período do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, na modalidade presencial;
Apresentar bom rendimento escolar, com Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) igual ou superior a 6,5 (seis e meio), não ter reprovação por frequência e possuir, no máximo, uma reprovação/dependência por nota;
Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.
Realização da Inscrição
A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, pela internet e terá início às 00:00h do dia 08 de Agosto de 2025 e término às 23:59h do dia 15 de Agosto de 2025. Para se inscrever, o candidato deverá:
Acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php
Preencher a inscrição;
Salvar o comprovante de inscrição.
O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição.
DA DOCUMENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO
Uma vez feita a inscrição, a documentação a seguir deverá ser entregue, até às 23:59h do dia 15 de Agosto (sexta-feira), por e-mail enviado ao seguinte endereço eletrônico: pet.biologia@unifal-mg.edu.br
Comprovante de inscrição online;
Cópia do RG e cópia do CPF, que pode ser obtida por meio do link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
Curriculum Vitae atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios em formato PDF e apresentados de acordo com a sequência proposta com o modelo (Anexo A);
Uma foto 3x4 cm.
O candidato que fizer a entrega da referida documentação após as 23:59h, do dia 15 de agosto de 2025, terá sua inscrição automaticamente indeferida. As inscrições serão homologadas no dia 18 de agosto de 2025, e a lista dos candidatos aptos a realizarem o processo seletivo será divulgada nos seguintes endereços eletrônicos:
DAS VAGAS
Preenchimento de 2 vagas para bolsista e 4 vagas para não-bolsistas do programa.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
1ª ETAPA
Avaliação Escrita e análise do Histórico escolar.
* IMPORTANTE: o horário limite para ingresso na sala será às 17:00h (horário de Brasília); horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.
A avaliação escrita constará de conhecimentos gerais, atualidades e de inglês, com valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo A.
A Avaliação escrita e a análise do Histórico Escolar terão caráter eliminatório, sendo considerado aprovados o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na avaliação escrita e CDA igual ou superior a 6,5 (seis e meio), sem reprovação por frequência e com, no máximo, uma reprovação e/ou dependência por nota.
Divulgação dos resultados da 1ª ETAPA
2ª ETAPA
Elaboração de Projeto e apresentação.
Os aprovados na 1ª etapa serão divididos em grupos, aleatoriamente, para realização das atividades de elaboração e apresentação de uma proposta de Projeto, cujas instruções serão dadas no início da atividade, que será realizada no Laboratório V007.
Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.
A avaliação da atividade em grupo para elaboração do Projeto e sua apresentação, de caráter classificatório, terá valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo C.
Data de apresentação dos Projetos: 22/08/2025.
Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.
A ordem de apresentação dos Projetos, bem como do apresentador em cada grupo, será feita por sorteio.
3ª ETAPA
Dinâmica de Grupo e arguição.
Os aprovados na 1ª etapa serão divididos em grupos, aleatoriamente, para realização das atividades da Dinâmica, cujas instruções serão dadas no início da atividade, que será realizada no Laboratório V007.
Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.
A dinâmica de grupo, de caráter classificatório, terá valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo D.
* O currículo será pontuado de acordo com o descrito no Anexo B e a nota final do currículo será obtida após multiplicação pelo fator referente ao período: 2o período terá fator 4; 3º período terá fator 2; 4º período terá fator 1,5 e 5º ao 7º períodos terá fator 1,25. Ressalta-se que a nota do currículo não constituirá o compute para a classificação final.
DA CLASSIFICAÇÃO
A classificação final será dada pela somatória das notas obtidas na Avaliação escrita, CDA, Elaboração de Projeto e Dinâmica de grupo, dispostas em ordem decrescente. A nota de currículo será utilizada como critério para desempate, quando for o caso, e não fará parte do compute para classificação final.
DO RESULTADO
O resultado final será publicado até o dia 28/08/2025, no sítio eletrônico da UNIFAL-MG <http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital>. O resultado terá validade de 4 (quatro) meses.
DOS RECURSOS
Do resultado final do processo seletivo caberá recurso, à Seção de Programas da PROGRAD, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação, por meio do e-mail programas.prograd@unifal-mg.edu.br, até as 23:59h do dia 29/08/2025.
Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.
Alfenas, 07 de Agosto de 2025.
Assinado Eletronicamente
WELLINGTON FERREIRA LIMA
Pró-Reitor de Graduação
| Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 07/08/2025, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1582788 e o código CRC 32E794B2. |
ANEXOS AO Edital Nº 31/2025
ANEXO A
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA
* Na prova escrita serão observados os seguintes critérios:
Critérios |
Pontuação |
Pertinência das respostas |
Até 7,0 (sete) pontos |
Desenvolvimento lógico |
|
Consistência teórica |
|
Consistência bibliográfica |
|
Observância das normas técnicas |
Até 2,0 (dois) pontos |
Linguagem clara e objetiva |
Até 1,0 (um) ponto |
- Os conteúdos a serem abordados: Conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial, as Portarias e Resoluções que regem o PET e Manual PET. (Materiais para consulta estão disponíveis na página do PET Biologia, no sítio da UNIFAL). Para o Inglês, o candidato deverá ter como habilidades e competência a leitura e interpretação de textos técnico-científico para responder perguntas referentes ao tema proposto.
ANEXO B
Modelo de Curriculum Vitae
PROCESSO SELETIVO DO GRUPO PET- BIOLOGIA
Nome:
Curso: Bacharelado ( ) Licenciatura ( )
Atividade |
Pontuação por atividade |
Pontuação obtida |
|
Curso |
0,50 |
|
|
Evento |
0,25 |
|
|
Minicurso |
0,25 |
|
|
Seminário |
0,10 |
|
|
Apresentação de trabalho |
0,50 |
|
|
Monitoria |
0,50 |
|
|
Extensão |
0,50 |
|
|
Iniciação científica |
0,50 |
|
|
Pontuação total *Nota final após multiplicação pelo fator. |
|||
*A nota obtida no currículo será multiplicada pelo fator referente ao período em que o aluno se encontra matriculado.
Os fatores são os seguintes: 2o período terá fator 4; 3o período terá fator 2; 4o período terá fator 1,5 e 5o ao 7º períodos terá fator 1,25.
OBS: Anexar apenas os comprovantes para as atividades acima. Não é necessário preencher a pontuação, pois isto será realizado pela comissão de seleção.
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Elabore uma nova proposta de Projeto de Extensão pertinente ao grupo PET e seus objetivos.
Na minuta do Projeto é obrigatório as seguintes seções: Título; resumo; introdução com breve referencial teórico sobre a ideia da proposta; objetivos; justificativas; metodologia; cronograma; referências bibliográficas nas normas ABNT.
O projeto deve ser escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, atendo-se a cinco páginas de limite máximo e três, de limite mínimo, em linguagem técnica formal. A capa do projeto deve seguir o modelo disposto na 2ª página deste anexo (a capa não está inclusa no compute do número de páginas).
Modelo a ser apresentado para proposta de atividade
TÍTULO
Proposta de atividade apresentada ao PET – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS para demonstrar interesse no ingresso no grupo PET – Ciências Biológicas, previsto no edital xxx/2025.
NOME DOS DISCENTES (Curso e Período)
DATA
_________________________________________________________________________
Alfenas, Agosto de 2025
ANEXO D
CRITÉRIOS PARA DINÂMICA DE GRUPO
Na dinâmica serão observados os seguintes critérios:
Critérios |
Pontuação |
Criatividade |
Até 10% da pontuação |
Atitude |
Até 10% da pontuação |
Argumentação |
Até 10% da pontuação |
Até 10% da pontuação |
|
Interação com o grupo |
Até 20% da pontuação |
Apresentação da proposta e arguição pela banca |
Até 40% da pontuação |
Durante a apresentação do trabalho realizado durante a dinâmica serão observados os seguintes critérios:
Critérios |
Pertinência e domínio do assunto |
Sequência da apresentação |
Uso e recursos audiovisuais |
Postura e expressão oral técnica na apresentação |
Obediência ao tempo previsto na apresentação |
Habilidade para responder a perguntas |
* Ressalta-se a importância de conhecer de Programa de Educação Tutorial, as Portarias e Resoluções que regem o PET e Manual PET, pois estes podem ser abordados na arguição da banca examinadora (Materiais para consulta estão disponíveis na página do PET Biologia, no sítio da UNIFAL).
Referência: Processo nº 23087.013569/2025-94 | SEI nº 1582788 |