Boletim de Serviço Eletrônico em 07/08/2025
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
  

Edital Nº 31/2025

Processo nº 23087.013569/2025-94

seleção de bolsistas e não bolsistas pet ciências biológicas

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL–MG, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial, Grupo PET-Ciências Biológicas, Sede- Alfenas.

DAS INSCRIÇÕES

Requisitos

Estar regularmente matriculado e cursando do 2º ao 5º período do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ou 3º ao 7º período do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, na modalidade presencial;

Apresentar bom rendimento escolar, com Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) igual ou superior a 6,5 (seis e meio), não ter reprovação por frequência e possuir, no máximo, uma reprovação/dependência por nota;

Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

Realização da Inscrição

A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, pela internet e terá início às 00:00h do dia 08 de Agosto de 2025 e término às 23:59h do dia 15 de Agosto de 2025. Para se inscrever, o candidato deverá:

Acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Preencher a inscrição;

Salvar o comprovante de inscrição.

O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição.

DA DOCUMENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO

Uma vez feita a inscrição, a documentação a seguir deverá ser entregue, até às 23:59h do dia 15 de Agosto (sexta-feira), por e-mail enviado ao seguinte endereço eletrônico: pet.biologia@unifal-mg.edu.br

Comprovante de inscrição online;

Cópia do RG e cópia do CPF, que pode ser obtida por meio do link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

Curriculum Vitae atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios em formato PDF e apresentados de acordo com a sequência proposta com o modelo (Anexo A);

Uma foto 3x4 cm.

O candidato que fizer a entrega da referida documentação após as 23:59h, do dia 15 de agosto de 2025, terá sua inscrição automaticamente indeferida. As inscrições serão homologadas no dia 18 de agosto de 2025, e a lista dos candidatos aptos a realizarem o processo seletivo será divulgada nos seguintes endereços eletrônicos:

DAS VAGAS

Preenchimento de 2 vagas para bolsista e 4 vagas para não-bolsistas do programa.

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

1ª ETAPA

Avaliação Escrita e análise do Histórico escolar.

* IMPORTANTE: o horário limite para ingresso na sala será às 17:00h (horário de Brasília); horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.

A avaliação escrita constará de conhecimentos gerais, atualidades e de inglês, com valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo A.

A Avaliação escrita e a análise do Histórico Escolar terão caráter eliminatório, sendo considerado aprovados o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na avaliação escrita e CDA igual ou superior a 6,5 (seis e meio), sem reprovação por frequência e com, no máximo, uma reprovação e/ou dependência por nota.

Divulgação dos resultados da 1ª ETAPA

2ª ETAPA

Elaboração de Projeto e apresentação.

Os aprovados na 1ª etapa serão divididos em grupos, aleatoriamente, para realização das atividades de elaboração e apresentação de uma proposta de Projeto, cujas instruções serão dadas no início da atividade, que será realizada no Laboratório V007.

Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.

A avaliação da atividade em grupo para elaboração do Projeto e sua apresentação, de caráter classificatório, terá valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo C.

Data de apresentação dos Projetos: 22/08/2025.

Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.

A ordem de apresentação dos Projetos, bem como do apresentador em cada grupo, será feita por sorteio.

3ª ETAPA

Dinâmica de Grupo e arguição.

Os aprovados na 1ª etapa serão divididos em grupos, aleatoriamente, para realização das atividades da Dinâmica, cujas instruções serão dadas no início da atividade, que será realizada no Laboratório V007.

Os candidatos devem se apresentar no Laboratório V007, até às 16:50h. As atividades terão início às 17:00h, horário a partir do qual o candidato que não fizer o ingresso na sala será considerado desistente e desclassificado.

A dinâmica de grupo, de caráter classificatório, terá valor máximo de 10 (dez) pontos, segundo os critérios descritos no Anexo D.

* O currículo será pontuado de acordo com o descrito no Anexo B e a nota final do currículo será obtida após multiplicação pelo fator referente ao período: 2o período terá fator 4; 3º período terá fator 2; 4º período terá fator 1,5 e 5º ao 7º períodos terá fator 1,25. Ressalta-se que a nota do currículo não constituirá o compute para a classificação final.

DA CLASSIFICAÇÃO

A classificação final será dada pela somatória das notas obtidas na Avaliação escrita, CDA, Elaboração de Projeto e Dinâmica de grupo, dispostas em ordem decrescente. A nota de currículo será utilizada como critério para desempate, quando for o caso, e não fará parte do compute para classificação final.

DO RESULTADO

O resultado final será publicado até o dia 28/08/2025, no sítio eletrônico da UNIFAL-MG <http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital>. O resultado terá validade de 4 (quatro) meses.

DOS RECURSOS

Do resultado final do processo seletivo caberá recurso, à Seção de Programas da PROGRAD, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação, por meio do e-mail programas.prograd@unifal-mg.edu.br, até as 23:59h do dia 29/08/2025.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 07 de Agosto de 2025.

 

Assinado Eletronicamente

WELLINGTON FERREIRA LIMA

Pró-Reitor de Graduação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 07/08/2025, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1582788 e o código CRC 32E794B2.



ANEXOS AO Edital Nº 31/2025

ANEXO A

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

 

 

* Na prova escrita serão observados os seguintes critérios:

Critérios

Pontuação

Pertinência das respostas

Até 7,0 (sete) pontos

Desenvolvimento lógico

Consistência teórica

Consistência bibliográfica

Observância das normas técnicas

Até 2,0 (dois) pontos

Linguagem clara e objetiva

Até 1,0 (um) ponto

 

 

- Os conteúdos a serem abordados: Conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial, as Portarias e Resoluções que regem o PET e Manual PET. (Materiais para consulta estão disponíveis na página do PET Biologia, no sítio da UNIFAL). Para o Inglês, o candidato deverá ter como habilidades e competência a leitura e interpretação de textos técnico-científico para responder perguntas referentes ao tema proposto.

 

 

 

 

 

ANEXO B

Modelo de Curriculum Vitae

PROCESSO SELETIVO DO GRUPO PET- BIOLOGIA

 

Nome:

Curso: Bacharelado ( ) Licenciatura ( )

 

Atividade

 

Pontuação por atividade

Pontuação obtida

Curso

 

0,50

 

Evento

 

0,25

 

Minicurso

 

0,25

 

Seminário

 

0,10

 

Apresentação de trabalho

 

0,50

 

Monitoria

 

0,50

 

Extensão

 

0,50

 

Iniciação científica

 

0,50

 

Pontuação total

*Nota final após multiplicação pelo fator.

 
 

 

*A nota obtida no currículo será multiplicada pelo fator referente ao período em que o aluno se encontra matriculado.

Os fatores são os seguintes: 2o período terá fator 4; 3o período terá fator 2; 4o período terá fator 1,5 e 5o ao 7º períodos terá fator 1,25.

OBS: Anexar apenas os comprovantes para as atividades acima. Não é necessário preencher a pontuação, pois isto será realizado pela comissão de seleção.

 

ANEXO C

CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

 

Elabore uma nova proposta de Projeto de Extensão pertinente ao grupo PET e seus objetivos.

Na minuta do Projeto é obrigatório as seguintes seções: Título; resumo; introdução com breve referencial teórico sobre a ideia da proposta; objetivos; justificativas; metodologia; cronograma; referências bibliográficas nas normas ABNT.

O projeto deve ser escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, atendo-se a cinco páginas de limite máximo e três, de limite mínimo, em linguagem técnica formal. A capa do projeto deve seguir o modelo disposto na 2ª página deste anexo (a capa não está inclusa no compute do número de páginas).

 

 

 

 

Modelo a ser apresentado para proposta de atividade

 

 

TÍTULO

 

 

 

Proposta de atividade apresentada ao PET – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS para demonstrar interesse no ingresso no grupo PET – Ciências Biológicas, previsto no edital xxx/2025.

 

 

NOME DOS DISCENTES (Curso e Período)

 

  DATA

 

 

 

 

 

_________________________________________________________________________

Alfenas, Agosto de 2025

 

 

ANEXO D

CRITÉRIOS PARA DINÂMICA DE GRUPO

 

 

Na dinâmica serão observados os seguintes critérios:

 

Critérios

Pontuação

Criatividade

Até 10% da pontuação

Atitude

Até 10% da pontuação

Argumentação

Até 10% da pontuação

Desenvoltura/Expressão

Até 10% da pontuação

Interação com o grupo

Até 20% da pontuação

Apresentação da proposta e arguição pela banca

Até 40% da pontuação

 

 

Durante a apresentação do trabalho realizado durante a dinâmica serão observados os seguintes critérios:

 

 

Critérios

Pertinência e domínio do assunto

Sequência da apresentação

Uso e recursos audiovisuais

Postura e expressão oral técnica na apresentação

Obediência ao tempo previsto na apresentação

Habilidade para responder a perguntas

 

* Ressalta-se a importância de conhecer de Programa de Educação Tutorial, as Portarias e Resoluções que regem o PET e Manual PET, pois estes podem ser abordados na arguição da banca examinadora (Materiais para consulta estão disponíveis na página do PET Biologia, no sítio da UNIFAL).

 


Referência: Processo nº 23087.013569/2025-94 SEI nº 1582788