Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Bairro centro, Alfenas/MG - CEP 37130-001
Telefone: (35)3701-9211 - http://www.unifal-mg.edu.br
Edital Nº 30/2024
Processo nº 23087.016476/2024-31
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a realização de seleção para admissão de docentes das escolas públicas para supervisores nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol e Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia e Química para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O presente Edital destina-se ao preenchimento de vagas para supervisores bolsistas, de acordo com a portaria CAPES, nº 90 de 25 de março de 2024 e suas respectivas retificações.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Educação Superior (IES) e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.
DOS OBJETIVOS DO PIBID
Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
Contribuir para a valorização do magistério;
Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
DO NÚMERO DE VAGAS E CADASTRO RESERVA
Serão disponibilizadas bolsas para professores de escolas públicas indicadas e habilitadas pelas Secretarias de Educação estadual e municipal, distribuídas com base em convênio firmado previamente com as escolas-parceiras.
As vagas estão distribuídas por subprojetos conforme o Quadro 1 a seguir:
Quadro 1 – número de vagas
Área do Subprojeto |
Curso |
Vagas Bolsistas |
Biologia |
Ciências Biológicas |
De 2 a 6 |
Ciências Sociais |
Ciências Sociais |
De 2 a 6 |
Física |
Física |
De 2 a 6 |
Geografia |
Geografia |
De 2 a 6 |
História |
História |
De 2 a 6 |
Letras - Interdisciplinar |
Letras – Português, Inglês, Espanhol |
De 2 a 3 |
Matemática |
Matemática |
De 2 a 3 |
Pedagogia / Alfabetização |
Pedagogia |
De 2 a 6 |
Química |
Química |
De 2 a 3 |
DOS REQUISITOS
São requisitos mínimos para participação como professor supervisor:
ser aprovado no processo seletivo do PIBID realizado pela IES;
possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do Subprojeto;
possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
ser docente na Escola Parceira que abrigará o Subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o Subprojeto; e
possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PIBID, com carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais.
§ 1º Nos Subprojetos interdisciplinares a formação em licenciatura do Supervisor deverá ser em uma das áreas que compõem o Subprojeto.
Os(as) docentes que não atuarem nas escolas de educação básica indicadas pela Secretaria Estadual ou Municipal de Educação não serão convocados mesmo que estejam classificados(as) dentro das vagas como bolsista ou no cadastro reserva.
DA BOLSA
Os professores da Educação Básica selecionados e aprovados na condição de supervisor receberão uma bolsa individual, R$1.100,00 (Um mil e cem reais) mensais, concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários no mês subsequente ao mês de referência das atividades realizadas.
A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício.
A vigência das cotas de bolsa concedidas se encerrará em 30 de setembro de 2026, podendo ser prorrogada a critério da CAPES ou conforme art. 19 da Portaria CAPES nº 90/2024.
DO CANCELAMENTO DE BOLSAS
O cancelamento da bolsa poderá ser determinado nos seguintes casos:
Afastamento das atividades do Projeto por período superior a 30 (trinta) dias;
Descumprimento das normas estabelecidas pela portaria Capes 90/2024 e nos editais do PIBID;
Desempenho insatisfatório ou desabonador por parte do bolsista;
Comprovação de irregularidades;
Encerramento do subprojeto ou do projeto institucional; ou
A pedido do bolsista.
IMPORTANTE: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência poderá ser interrompido a qualquer momento, por motivos apresentados pela CAPES.
DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) BOLSISTA
Caberá ao(à) professor(a) supervisor(a):
Acompanhar, supervisionar e avaliar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência na Escola Parceira, zelando pelo cumprimento do que foi planejado junto ao Coordenador de Área responsável;
Orientar, juntamente com o Coordenador de Área, a elaboração de relatórios, relatos de experiência ou outros registros de atividades dos bolsistas de iniciação à docência;
Auxiliar na elaboração de materiais didático-pedagógicos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades do Subprojeto;
Informar o Coordenador de Área sobre a frequência e a participação dos bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas na Escola Parceira;
Informar ao Coordenador de Área situações que possam implicar o cancelamento ou a suspensão da bolsa do discente;
Reunir-se periodicamente com os bolsistas de iniciação à docência e com os outros Supervisores do Núcleo, para planejamento, estudo, socialização de conhecimentos e compartilhamento de experiências;
Participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do Projeto Institucional, colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;
Participar de reuniões, seminários e atividades relacionadas ao PIBID, quando convocado pela IES ou pela CAPES;
Elaborar relatório com as atividades executadas na Escola Parceira, a fim de compor a prestação de contas da IES; e
Manter-se atualizado em relação às normas e às orientações da CAPES quanto ao PIBID.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas entre 08 a 20 de outubro de 2024.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no endereço: https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/979617?lang=pt-BR
A inscrição somente será efetivada se o formulário eletrônico for preenchido corretamente e enviado.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
A UNIFAL-MG não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores pessoais, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados para os sistemas da Universidade.
É obrigação do/a candidato/a acompanhar todas as etapas do edital no site da PROGRAD (http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital) e buscar as informações junto à secretaria da PROGRAD quando necessário, observando o cronograma do Edital.
A homologação da inscrição depende do preenchimento correto do formulário e o envio de documentos e da veracidade das informações prestadas.
DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A inscrição será feita mediante a apresentação de:
Formulário eletrônico de inscrição devidamente preenchido e enviado;
Comprovante de cadastro do currículo na Plataforma de Educação Básica Capes – Plataforma Freire: https://freire.capes.gov.br/portal/
Diploma de licenciatura;
Declaração de tempo de serviço, comprovando, no mínimo, 2 anos de docência.
DA HABILITAÇÃO E SELEÇÃO
A habilitação dos professores bolsistas será realizada com base na classificação dos candidatos de acordo com o formulário preenchido, seguindo os seguintes critérios:
preenchimento do formulário;
avaliação dos documentos inseridos e da veracidade das informações prestadas;
preenchimento da Plataforma Capes de Educação Básica.
Os docentes que não atenderem aos requisitos deste edital, serão desclassificados.
A seleção dos professores bolsistas ocorrerá conforme os critérios estabelecidos por cada área no Anexo I.
SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, RECURSOS E RESULTADOS, O PRESENTE EDITAL OBEDECERÁ AO SEGUINTE CRONOGRAMA:
Sobre o processo de inscrição, seleção, recursos e resultados, o presente Edital obedecerá ao seguinte cronograma:
Atividade |
Data |
Local/observação |
Lançamento do edital |
08 de outubro de 2024
|
Sítio da PROGRAD |
Período de inscrições |
De 08 de outubro até às 23h59min do dia 20 de outubro de 2024 (horário de Brasília) |
Formulário eletrônico: https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/979617?lang=pt-BR |
Homologação das inscrições |
21 de outubro de 2024 |
Sítio da PROGRAD https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ |
Recursos da homologação dirigido à Coordenação Institucional |
Até as 16h do dia seguinte à homologação das inscrições. |
Por e-mail: "Título: Recurso Preliminar Edital 30/2024 Pibid" para programas.prograd@unifal-mg.edu.br O corpo da mensagem deve conter o nome completo do(a) candidato, nº de matrícula, curso e descrição do recurso. |
Resultado Final das inscrições |
24 de outubro de 2024 |
Sítio da PROGRAD https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ |
Seleção realizada por áreas |
28 a 31 de outubro de 2024 |
ANEXO I |
Resultado Preliminar |
Até o dia 01 de novembro de 2024 |
Sítio da PROGRAD https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ |
Recursos do resultado preliminar |
Até 24h após a publicação do Resultado preliminar |
Por e-mail: "Título: Recurso Resultado Edital 30/2022 Pibid" para programas.prograd@unifal-mg.edu.br O corpo da mensagem deve conter o nome completo do(a) candidato, nº de matrícula, curso e descrição do recurso. |
Resultado Final |
Até 05 de novembro de 2024 |
Sítio da PROGRAD https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ |
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição obriga os candidatos a todos os termos deste Edital.
A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.
A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da disponibilidade financeira da Capes/FNDE/MEC.
Os candidatos classificados convocados como bolsistas e aptos a se inserir no programa são responsáveis pela abertura de conta bancária na qual será depositado o valor mensal da bolsa.
A conta bancária deve ter obrigatoriamente as seguintes características: ser conta corrente; estar ativa e ter como titular o beneficiário da bolsa; não ser conta-salário e não ser conta poupança.
O prazo de validade deste edital será de 06 (seis) meses, contados a partir da data da publicação da homologação na página da Prograd.
Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção, Coordenação do PIBID e pela Pró-reitora de Graduação.
Alfenas, 08 de outubro de 2024
Assinado Eletronicamente
WELLINGTON FERREIRA LIMA
Pró-Reitor de Graduação
Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 08/10/2024, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1362472 e o código CRC 983B0191. |
ANEXOS AO Edital Nº 30/2024
Licenciatura: Ciências Biológicas |
||
Subprojeto: Biologia |
||
Data: 28/10/2024 |
Horário: 17h - 19h |
Local: V202 a confirmar |
Informações: * Instrumento: avaliação escrita
* Referência Bibliográfica: Orquiza-de-Carvalho, L. M., Gonçalves, L. V., & Chapani, D. T.. (2021). Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade. Ciência & Educação (bauru), 27, e21022. https://doi.org/10.1590/1516-731320210022
Chassot, A.. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira De Educação, (22), 89–100. https://doi.org/10.1590/S1413- 24782003000100009
Silva, D. M. S. da ., Falcomer, V. A. da S., & Porto, F. de S.. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências (belo Horizonte), 20, e9526. https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024
*Critérios para avaliação: 1. Capacidade de se expressar. 2. Interpretação de texto. 3. uso correto da língua portuguesa. 4. Conhecimentos acerca do PIBID
* Critérios de desempate: Tempo de serviço
* Outras informações que julgarem necessárias: - É necessário que a/o professora/professor esteja atuando em aulas de Biologia ou itinerários formativos relacionados ao conteúdo de Biologia. |
Licenciatura: Ciências Sociais |
||
Subprojeto: Ciências Sociais |
||
Data: 31/10/2024 |
Horário: 16h - 19h |
Local: V 010 |
Informações:
* Instrumento: Entrevista
* Materiais, referências: livre
* Critérios para avaliação: - disponibilidade para as atividades do programa; - conhecimento e experiência com o PIBID e em co-formação docente;
*critérios de desempate: - vínculo efetivo com a Escola de atuação; - tempo de carreira. |
Licenciatura: Física |
||
Subprojeto: Física |
||
Data: 28 a 31/10/2024 |
Horário: Das 00:00 do dia 28/10 até 23:59h do dia 31/10 |
Local: Online |
Informações: * Data, horário e local para a avaliação: Online (resposta ao questionário online com verificação pelo e-mail institucional) Link: https://forms.gle/Cva3Vs1QxXzECXYJ9
As inscrições serão avaliadas e classificadas de acordo com as respostas ao questionário constante no link já indicado.
Critérios de desempate: Ser efetivo na escola, Tempo de serviço.
Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line) 1) LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. 2) MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. 3) MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021. |
Licenciatura: Geografia |
||
Subprojeto: Geografia |
||
Data: 28 a 31/10/2024 |
Horário: Das 00:00h do dia 28/10 à 23:59m do dia 31/10. |
Local: On-line |
Informações: Instrumento: Preenchimento de questionário contendo 3 questões relativas ao desenvolvimento do PIBID na escola.
Link:
Referências bibliográficas: CANTO, T. S. do. (2018). Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva, 36(4), 1186–1197. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186
CAVALCANTI, L. de S. (2005). Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES, 25(66), 185–207. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004
COSTA, FREITAS e MIRANDA. (2014) Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 85-98, jan./abr. 2014. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. (2015) O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 076 - 092, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/79809
SANTOS, Renato Emerson dos. (2012) Disputas cartográficas e lutas sociais: sobre representação espacial e jogos de poder. Disponível em: https://www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/16-R-Nascimento.pdf
Critérios para avaliação: - Capacidade de se expressar; - Uso correto da norma culta da língua portuguesa; - Criatividade; - Conhecimento da didática e práticas de ensino e aprendizagem em Geografia.
Critérios de desempate: Ser efetivo na escola, Tempo de serviço
Outras informações que julgarem necessárias: - É necessário que a/o professora/professor esteja atuando em aulas de Geografia ou itinerários formativos relacionados ao conteúdo de Geografia.
|
Licenciatura: História |
||
Subprojeto: História |
||
Data: 28 a 31/10/2024 |
Horário: |
Local: |
Informações: · • Durante o período de Seleção preencher o formulário a ser disponibilizado, via e-mail, para os/as candidatos/as que tiveram as inscrições homologadas. · Para o preenchimento adequado do formulário, é importante que o/a candidato/a leia a seguinte bibliografia: COSTA, M. A. F. da Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de História. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 155–163, 2015. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4428. Acesso em: 10 set. 2024. FERNANDES, A. de O., & GOMES, S. dos S. (2018). Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio. Educação & Realidade, 43(4), 1363–1384. https://doi.org/10.1590/2175-623684903 Acesso em: 10 set. 2024. · Os critérios de avaliação são: interpretação de textos; interpretação das relações entre produção acadêmica e práticas escolares. |
Licenciatura: Letras Português, Inglês e Espanhol (Licenciatura) |
||
Subprojeto: Letras Interdisciplinar |
||
Data: 29.10.2024 (3ª feira) |
Horário: 1º Horário (manhã) → 9h – 12h 2º Horário (tarde) → 14h – 17h |
Local: V-213 |
Informações: * Instrumento: Entrevista presencial *Referências: BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas, RS: EDUCAT, 2008. p. 21-43. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf
*Critérios para avaliação: a) Conhecimentos acerca do PIBID. b) Interesse e tempo disponível para o desenvolvimento e participação das atividades e propostas durante a vigência do respectivo Edital e normativa do PIBID.
*Critérios de desempate... - Atuação docente na área da Escola Parceira que abrigará o Subprojeto. - Tempo de serviço.
* Outras informações que julgarem necessárias: - É necessário que a/o professora/professor esteja atuando em aulas que envolvem a área do Subprojeto de Letras Interdisciplinar ou nos itinerários formativos relacionados aos conteúdos de Letras Português, Letras Espanhol e/ou Letras Inglês. |
Licenciatura: Matemática |
||
Subprojeto: Matemática |
||
Data: 31/10/2024 |
Horário: Das 14h às 19h |
Local: Sala D-413 (LEMA) |
Informações:
O candidato se submeterá a uma entrevista, cujo objetivo principal é buscar elementos indicativos da capacidade de comunicação, da objetividade, da motivação para participar do Subprojeto-Matemática, da responsabilidade social e profissional do candidato. A entrevista versará sobre • questões pedagógicas da área de matemática; • motivação e responsabilidade profissional; • conhecimento dos objetivos do Programa.
O agendamento do horário da entrevista será encaminhado no e-mail fornecido pelo candidato em sua inscrição.
|
Licenciatura: Pedagogia |
||
Subprojeto: Alfabetização / pedagogia |
||
Data: 28/10/2024 |
Horário: 14h |
Local: Online |
Informações:
Os/as candidatos/as deverão entrar na sala do Meet, às 14h, para uma entrevista. Link: https://meet.google.com/zcv-aedt-fub Critérios para avaliação da Entrevista: Disponibilidade de horários para participar das atividades nas escolas (1,0 pt); Conhecimento sobre as atribuições do supervisor (1,5 pt); Disponibilidade em deslocar-se à universidade (1,0 pt); Disponibilidade para participação das reuniões com coordenadora e coordenação institucional (1,0 pt); Habilidades sobre ensinar e aprender (1,0 pt); Habilidades no trabalho com as crianças (1,0 pt); As pretensões do candidato em ingressar no subprojeto ao qual concorre (1,0 pt); O conhecimento do candidato em relação a área de formação de professores e a contribuição do Pibid para os licenciandos do curso de Pedagogia (1,5 pt); Até 5 propostas de atividades que poderão contribuir com o desenvolvimento do projeto nas escolas (1,0). |
Licenciatura: Química |
||
Subprojeto: Química |
||
Data: 28 a 30/10/2024 |
Horário: das 07h do dia 28 às 23h do dia 30/10 |
Local: remoto |
Informações:
Questionário online sobre o programa de formação de professores (PIBID) e sobre os seguintes conceitos: a) contextualização no ensino de Química; b) estratégias e instrumentos didáticos utilizados no ensino de Química.
Link a ser enviado por e-mail 5 minutos antes do horário da abertura da seleção.
* Materiais, referências: a) Manuais, regulamentos e normas do PIBID - Disponíveis em <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid> b) Artigo: 1) SANTOS, W. L. P. (2007). Contextualização do ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, 2. <https://recursosdefisica.com.br/files/149-530-1-PB.pdf> 2) GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, pp. 43-49, 1999. <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf> ; 3) FRANCISCO JÚNIOR, W.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n. 30, 2008. <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/07-PEQ-4708.pdf>
* Critérios para avaliação: A classificação será feita com base nos seguintes critérios 1) Pontuação obtida no questionário online (classificatório). 2) Maior tempo de atuação no magistério (desempate). 3) Maior idade (desempate).
Outras informações que julgarem necessárias. Toda a seleção será feita de forma virtual. |
Referência: Processo nº 23087.016476/2024-31 | SEI nº 1362472 |