Boletim de Serviço Eletrônico em 07/10/2024
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Edital Nº 29/2024

Processo nº 23087.016476/2024-31

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

 

A Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG, por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a realização de seleção para admissão de discentes matriculado(a)s nos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia e Química, para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

O presente Edital destina-se ao preenchimento de vagas para discentes bolsistas de iniciação à docência, de acordo com a portaria CAPES, nº 90 de 25 de março de 2024 e suas respectivas retificações.

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), visa a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Educação Superior (IES) e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. Para o desenvolvimento do Projeto Institucional de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

 

DOS OBJETIVOS DO PIBID

Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

Contribuir para a valorização do magistério;

Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

DO NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas será distribuído conforme tabela abaixo:

Área do Subprojeto

Curso

Vagas

Biologia

Ciências Biológicas

48

Ciências Sociais

Ciências Sociais

48

Física

Física

48

Geografia

Geografia

48

História

História

48

Letras - Interdisciplinar

Letras – Português, Inglês, Espanhol

24

Matemática

Matemática

24

Pedagogia / Alfabetização

Pedagogia

48

Química

Química

24

 

DOS REQUISITOS

Poderão se inscrever somente discentes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura em: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia e Química da UNIFAL-MG e que atendam aos seguintes critérios:

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

Possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do PIBID, com carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais;

Não se encontrar em situação de afastamento das suas atividades acadêmicas, exceto nos casos de licença-maternidade.

 

DA BOLSA

Os estudantes selecionados e aprovados na condição de bolsistas receberão uma bolsa individual, cuja liberação mensal obedecerá ao cronograma executado pela Capes.

A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer outra modalidade de bolsa (Monitoria, Programa de Educação Tutorial – PET, Programa de Bolsas de Extensão e Cultura, Bolsa Estágio na UNIFAL-MG, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou outra instituição pública ou privada, exceto auxílios.

O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais, concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários no mês subsequente ao mês de referência das atividades realizadas.

O bolsista terá seu desempenho avaliado periodicamente no projeto para fins de manutenção da bolsa.

O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do Pibid, desde que não possua relação de trabalho com a UNIFAL-MG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

Para receber a bolsa, o discente deve declarar ter condições de dedicar, no mínimo, 10 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do PIBID e ter disponibilidade para participar das reuniões, eventos e afins.

A vigência das cotas de bolsa concedidas se encerrará em 30 de setembro de 2026, podendo ser prorrogada a critério da CAPES ou conforme art. 19 da Portaria CAPES nº 90/2024.

 

DO CANCELAMENTO DE BOLSAS

O cancelamento da bolsa poderá ser determinado nos seguintes casos:

Afastamento das atividades do Projeto por período superior a 30 (trinta) dias;

Descumprimento das normas estabelecidas pela portaria Capes 90/2024 e nos editais do PIBID;

Desempenho insatisfatório ou desabonador por parte do bolsista;

Comprovação de irregularidades;

Trancamento de matrícula, abandono, desligamento ou conclusão do curso;

Encerramento do subprojeto ou do projeto institucional; ou

A pedido do bolsista.

 

IMPORTANTE: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência poderá ser interrompido a qualquer momento, por motivos apresentados pela CAPES.

 

DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) DISCENTE BOLSISTA

Caberá ao(à) discente bolsista:

Cumprir os deveres mencionados no artigo 52, da Portaria CAPES nº 90, de 25 de março de 2024;

Realizar as atividades planejadas juntamente com o Supervisor, Coordenador de Área e Coordenação Institucional;

Ser pontual e assíduo no cumprimento de suas atividades no Programa;

Participar de pesquisas e de projetos de extensão propostos no âmbito do PIBID;

Registrar as atividades de iniciação à docência em relatórios ou em relato de experiência, conforme definido pela CAPES, e entregá-los no prazo estabelecido;

Participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do Projeto, colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;

Comunicar qualquer intercorrência no andamento do Projeto ao Supervisor ou ao Coordenador de Área; e

Manter-se atualizado em relação às normas e às orientações da CAPES quanto ao PIBID.
 

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas entre 07 e 10 de outubro de 2024.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no endereço: https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/752748?lang=pt-BR

A inscrição somente será efetivada se o formulário eletrônico for preenchido corretamente e enviado, incluindo os anexos.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

A UNIFAL-MG não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores pessoais, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados para os sistemas da Universidade.

É obrigação do/a candidato/a acompanhar todas as etapas do edital no sítio da PROGRAD (http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital) e buscar as informações junto à secretaria da PROGRAD quando necessário, observando o cronograma do Edital.

A homologação da inscrição depende do preenchimento correto do formulário, do envio da documentação solicitada e da veracidade das informações prestadas.

 

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A inscrição será feita mediante a apresentação de:

Formulário eletrônico de inscrição devidamente preenchido e enviado;

Cópia do histórico escolar atualizado (que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico) e inserido no momento da inscrição;

Declaração de matrícula e frequência (que pode ser obtida por meio do Sistema Acadêmico) e inserida no momento da inscrição.

 

DA SELEÇÃO

A seleção do(a)s discente(s) bolsista(s) será realizada com base na classificação do(a)s candidato(a)s de acordo com:

avaliação aplicada por cada subprojeto, considerando os critérios apresentados no anexo I;

conferência de histórico escolar;

declaração de matrícula e frequência.

 

Os(as) discentes que não atenderem aos requisitos deste edital serão desclassificados(as).

 

SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, RECURSOS E RESULTADOS, O PRESENTE EDITAL OBEDECERÁ AO SEGUINTE CRONOGRAMA:

Sobre o processo de inscrição, seleção, recursos e resultados, o presente Edital obedecerá ao seguinte cronograma:

Atividade

Data

Local/observação

Lançamento do edital

07 de outubro de 2024

 

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Período de inscrições

07 de outubro até as 23h59min de 10 de outubro de 2024 (horário de Brasília)

Formulário eletrônico:

https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/752748?lang=pt-BR

Homologação das inscrições

Até 24h após o encerramento das inscrições

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Etapa de seleção

De 21 a 24 de outubro de 2024

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Resultado preliminar

Até o dia 25 de outubro de 2024

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

Recurso do resultado preliminar

Até as 16h do dia posterior a divulgação do resultado

Por e-mail: "Título: Recurso Resultado Edital 29/2024 Pibid" para programas.prograd@unifal-mg.edu.br

O corpo da mensagem deve conter o nome completo do(a) candidato, nº de matrícula, curso e descrição do recurso.

Resultado Final

Até 29 de outubro de 2042

Sítio da PROGRAD

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/


 

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A inscrição obriga os candidatos a todos os termos deste Edital.

A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da disponibilidade financeira da CAPES/FNDE/MEC.

Os candidatos classificados e aptos a se inserir no programa são responsáveis pela abertura de conta bancária na qual será depositado o valor mensal da bolsa.

A conta bancária deve ter obrigatoriamente as seguintes características: ser conta corrente; estar ativa e ter como titular o beneficiário da bolsa; não ser conta-salário e não ser conta poupança.

O prazo de validade deste edital será de 06 (seis) meses, contados a partir da data da publicação da homologação na página da Prograd.

Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção, Coordenação do PIBID e pela Pró-reitora de Graduação.

 

Alfenas, 07 de outubro de 2024.

 

Assinado Eletronicamente

WELLINGTON FERREIRA LIMA

Pró-Reitor de Graduação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 07/10/2024, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1360457 e o código CRC FD565E3A.



ANEXOS AO Edital Nº 29/2024

 

Licenciatura: Ciências Biológicas

Subprojeto: Ciências Biológicas

Data: 23/10/2024

Horário: Das 19h às 21h

Local: PCA-204

Informações:

* Referência Bibliográfica:

Orquiza-de-Carvalho, L. M., Gonçalves, L. V., & Chapani, D. T.. (2021). Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade. Ciência & Educação (bauru), 27, e21022.

https://doi.org/10.1590/1516-731320210022

 

Chassot, A.. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira De Educação, (22), 89–100. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009

 

Silva, D. M. S. da ., Falcomer, V. A. da S., & Porto, F. de S.. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências (belo Horizonte), 20, e9526. https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024

 

* Critérios para avaliação:

1. Capacidade de se expressar.

2. Interpretação de texto.

3. uso correto da língua portuguesa.

4. Conhecimentos acerca do PIBID.

 

Licenciatura: Ciências Sociais

Subprojeto: Ciências Sociais

Data: 21 a 23/10/2024

Horário: -----

Local: Online

Informações:

Avaliação on-line:

Horário e local para a avaliação: on-line. O formulário estará disponível para preenchimento entre os dias 21/ 10 a 23/ 10 no link: https://forms.gle/jV4cXKu2JjuDFaLG9

 

* Referência Bibliográfica: livre

 

* Critérios para avaliação:

Preenchimento do formulário de seleção disponível no link https://forms.gle/jV4cXKu2JjuDFaLG9;

Clareza e precisão nas respostas às questões do formulário de seleção;

Disponibilidade para as atividades do projeto

CDA

 

 

Licenciatura: Física

Subprojeto: Física

Data: 21 a 24/10/2024

Horário: ----

Local: ----

Informações:

* Data, horário e local para a avaliação: Online (resposta ao questionário online com verificação pelo e-mail institucional)

 

Link: https://forms.gle/63zQLYoqnptjfgdFA

 

* Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line)

1) LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

2) MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018.

3) MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.

 

* Critérios para avaliação:

1) Emprego das referências propostas nas respostas, que deverão ser coerentes e compatíveis com o estágio de sua formação (primeira ou segunda metade do curso).

2) Desenvolvimento do texto com argumentos (texto argumentativo) suficientes para responder às 4 questões.

3) Clareza, objetividade, coerência e desenvolvimento suficiente em cada uma das respostas.

Cada questão receberá nota de 0,0 à 2,5, totalizando 10,00 pontos. A Classificação seguirá tal pontuação.

 

Licenciatura: Geografia

Subprojeto: Geografia

Data: 21 e 22/10/2024

Horário: Das 00:00h do dia 21/10 às 23:59h do dia 22/10

Local: on-line

Informações:

Link: https://forms.gle/DpBzyHme12cQ1Awo9

 

Critérios para a avaliação

✔ Análise e interpretação de textos;

✔ Aplicação correta de conceitos;

✔ Uso correto da norma culta da língua portuguesa;

✔ Originalidade e criatividade.

 

Critérios de desempate

✔ CDA;

✔ Ingressante mais recente no curso.

Bibliografia a ser utilizada no processo de seleção

Canto, T. S. do. (2018). Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva, 36(4), 1186–1197. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Cavalcanti, L. de S. (2005). Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES, 25(66), 185–207. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004

Observações

⮚ A avaliação será composta por questões disponibilizadas no Google Formulários;

⮚ Cada questão deverá ser respondida de forma original e pessoal;

⮚ Serão desclassificados(as) candidatos(as) que fizerem uso de Inteligência Artificial.

 

 

Licenciatura: História

Subprojeto: História

Data: 22/10/2024

Horário: 13h às 15h

Local: Sala V-310

Informações:

Critérios para a avaliação

✔ Análise e interpretação de textos.

Critérios de desempate

✔ CDA;

✔ Ingressante mais recente no curso.

Bibliografia a ser utilizada no processo de seleção

COSTA, M. A. F. da Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de História. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 155–163, 2015. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4428. Acesso em: 10 set. 2024.

 

FERNANDES, A. de O., & GOMES, S. dos S. (2018). Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio. Educação & Realidade, 43(4), 1363–1384. https://doi.org/10.1590/2175-623684903 Acesso em: 10 set. 2024.

Observações

⮚ Para cada texto a ser analisado, haverá uma ou duas questões que serão apresentadas no ato do processo seletivo;

⮚ Cada análise de texto deverá ser realizada em, no máximo, duas laudas.

⮚ O tempo máximo para a realização da avaliação será de três horas.

 

 

Licenciatura: Letras Licenciatura (Português, Inglês, Espanhol)

Subprojeto: Letras Interdisciplinar

Data: 22/10/2024

Horário:

- (manhã) → 9h – 12h

- (tarde) → 14h – 18h

Local: V-213

 

Informações:

* Licenciatura:

- Letras Português - Português e Literaturas da Língua Portuguesa (PLLP)

- Letras Espanhol - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (LELLE)

- Letras Inglês - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (LILLI)

 

* Instrumento: Entrevista presencial

 

* Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line)

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Volume 1. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

 

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

 

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas, RS: EDUCAT, 2008. p. 21-43. Disponível em:

https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf

 

* Critérios para avaliação:

- Entrevista:

a) Desempenho, pertinência, coesão e coerência do discente nas questões orais e escritas formuladas.

b) Conhecimentos acerca do PIBID e das referências bibliográficas citadas.

c) Interesse e tempo disponível de horas para o desenvolvimento e participação das atividades, propostas e/ou projetos durante a vigência do Edital, assim como o cumprimento da normativa do PIBID.

 

 

Licenciatura: Matemática

Subprojeto: Matemática

Data: 24/10/2024

Horário: Das 15 às 17h

Local: Sala D-413 (LEMA)

Informações:

* Referência Bibliográfica: Não há.

 

* Critérios para avaliação:

Análise de histórico escolar e entrevista.

 

No histórico será analisado o CDA (peso 1) e a porcentagem de conclusão do curso.

 

O candidato se submeterá a uma entrevista (peso 2), cujo objetivo principal é buscar elementos indicativos da capacidade de comunicação, da objetividade, da motivação para participar do Subprojeto-Matemática, da responsabilidade social e profissional do candidato. A entrevista versará sobre:

 

•⁠ ⁠questões pedagógicas da área de matemática;

•⁠ ⁠motivação e responsabilidade profissional;

•⁠ ⁠conhecimento dos objetivos do Programa.

 

Licenciatura: Pedagogia

Subprojeto: Alfabetização / Pedagogia

Data: 22/10/2024

Horário:

Às 14h

Local:

On-line

Informações:

 

Os/as candidatos/as deverão entrar na sala do Meet, às 14h.

 

Link: https://meet.google.com/zcv-aedt-fub

 

* Referência Bibliográfica para a Entrevista:

- Edital PIBID 2024: PDF 23038.001033/2024-21 (www.gov.br)

 

- PANIAGO, Rosineire; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone. O PIBID E A INSERÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DILEMAS. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.34|e190935|2018. EDUR 2018 34.4 190935 O PIBID Rosenilde.indd (scielo.br)

 

- SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 57–69, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46. Acesso em: 10 set. 2024.

 

- FRISON, Lourdes; SIMÃO, Ana Margarida; CIGALES, Juliana. APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 15, n. 1. p. 21-44. 2017. Vista do APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (pucsp.br)

 

* Critérios para avaliação da Entrevista:

· Disponibilidade de horários para participar das atividades nas escolas (1,0 pt); conhecimento sobre as atribuições do bolsista (1,5 pt);

· a disponibilidade em deslocar-se às escolas atendidas pelo subprojeto (1,0 pt);

· disponibilidade para participação das reuniões com coordenadoras e supervisoras (1,0 pt);

· habilidades sobre ensinar e aprender (1,0 pt);

· habilidades no trabalho com as crianças (1,0 pt);

· as pretensões do candidato em ingressar no subprojeto ao qual concorre (1,0 pt);

· o conhecimento do candidato em relação a área de formação de professores e a contribuição do Pibid para os licenciandos do curso de Pedagogia (1,5 pt);

· as características individuais que poderão contribuir com o desenvolvimento do projeto nas escolas (1,0).

 

Total 10 pontos que serão divididos considerando o total dos critérios descritos - o/a candidato/a para ser aprovado/a precisará obter a nota mínima 6,0.

 

*Critérios de desempate: CDA e ingressante mais recente no curso.

 

 

Licenciatura: Química

Subprojeto: Química

Data: 21 a 23/10/2024

Horário: ----

Local: -----

Informações:

Questionário online: 21/10/2024

Disponível das 08h às 23h59h, com orientações a serem enviadas até 12h antes do horário de início e link a ser enviado por e-mail institucional aos inscritos, 5 minutos antes da abertura do horário de respostas.

 

Entrevista: 23/10/2024

Às 15h, em um dos laboratórios Q212 ou Q210 ou Q208 (dependendo da ocupação)

 

* Referência Bibliográfica: (de preferência com disponibilidade on-line)

a) Manuais, regulamentos e normas do PIBID - Disponíveis em <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid>

b) Artigo: Santos, W. L. P. (2007). Contextualização do ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, 2. <https://recursosdefisica.com.br/files/149-530-1-PB.pdf>

 

* Critérios para avaliação:

a) Questionário online sobre o programa de formação de professores (PIBID) e sobre conceitos de contextualização no ensino de Química. (classificatório - critérios e pontuação estarão nas perguntas)

b) Entrevista sobre as respostas do questionário online e sobre a formação acadêmica do candidato. (classificatório - critérios e pontuação serão apontadas nas perguntas)

c) Coeficiente de desempenho acadêmico (CDA). (classificatório)

 


Referência: Processo nº 23087.016476/2024-31 SEI nº 1360457