Boletim de Serviço Eletrônico em 23/09/2024
Timbre

Ministério da Educação
Universidade Federal de Alfenas

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TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

CONHECIMENTOS GERAIS

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Aspectos sintáticos, morfossintáticos e semânticos

1.1 Classe de palavras: função e significado das palavras nos enunciados e nos textos, emprego de conectores;

1.2 regência nominal e verbal;

1.3 uso do sinal indicativo de crase;

1.4 concordância nominal e verbal.

2. Aspectos discursivos e textuais

2.2 Coesão e coerência textuais;

2.3 argumentação: pertinência, relevância e coerência dos argumentos; formas de articulação dos argumentos.

3. Noções de texto e discurso

3.1 Compreensão e interpretação de textos;

3.2 intertextualidade e interdiscursividade: relações entre textos;

3.3 redação oficial e gêneros textuais oficiais: estrutura e função (e-mail, ofício, ata, declaração, despacho administrativo, portaria e resolução).

4. Usos da língua em diferentes contextos

4.1 Variantes linguísticas;

4.2 diversas modalidades de usos da língua;

4.3. língua falada e língua escrita: características, especificidades e contextos de uso.

 

  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

  1. BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é e como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

2. BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

3. BRASIL. Manual de Redação da Presidência da República. 3. edição, revista, atualizada e ampliada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (atualizado pela Portaria nº 1.369, de 27 de dezembro de 2018). Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 16 out. 2023.

4. BRASIL. Decreto nº 9758, de 11 de abril de 2019. Dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9758.htm>. Acesso em: 16 out. 2023.

5. FAVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. rev. atual. São Paulo: Ática, 2007.

6. FERRAREZI JUNIOR, C. Sintaxe para a educação básica: com sugestões didáticas, exercícios e respostas. São Paulo: Contexto, 2012. 171.

7. FIORIN, J. L. Lições de texto, leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.

8. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.

9. KOCH, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

10. VAL, M. C. V. Redação e textualidade. 3.ed São Paulo: Martins Fontes, 2006. 133.

 

 

LEGISLAÇÃO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Ética no Serviço Público;

2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União;

3. Procedimentos e Processos Administrativos;

4. Improbidade Administrativa;

5. Licitações e Contratos Administrativos;

6. Crimes praticados por funcionário público e por particular contra a Administração em geral;

7. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. BRASIL. DECRETO - Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal (artigo 312 a 337-A). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm.

2. BRASIL. DECRETO nº 1.171, de 22 de Junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm.

3. BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da união, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm.

4. BRASIL. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, de que trata o § 4º do art. 37 da Constituição Federal; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8429.htm.

5. BRASIL. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9784.htm.

6. BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm.

7. BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709compilado.htm.

 

 

NOÇÕES GERAIS DE INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Conhecimentos básicos de Sistemas Operacionais (MS-Windows);

2. Operações básicas (conceitos básicos, menus, barras de ferramentas, comandos, formatação) com Editores de Texto (MS-Word, LibreOffice-Writer ou Google-Docs);

3. Operações básicas (conceitos básicos, menus, barras de ferramentas, comandos, funções) com Planilhas Eletrônicas (MS-Excel, LibreOffice-Calc ou Google-Docs);

4. Operações básicas de Navegação na Internet (Google-Chrome ou Mozilla-Firefox);

5. Operações básicas de Correio Eletrônico (Yahoo!Mail, Google-Gmail ou Microsoft-Hotmail);

6. Noções de segurança: conceitos de vírus (spyware, spam, worms etc.), acesso a sites seguros, golpes e ataques na Internet, cuidados e prevenções.

 

Serão consideradas as versões lançadas a partir do ano de 2012 para todos os produtos citados no Conteúdo Programático.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Manuais e opções de ajuda dos produtos citados no Conteúdo Programático.

2. Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, CERT.br. Cartilha de segurança para internet. 2. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/livro/>. Acesso em: set. de 2024.


 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Fundamentos filosóficos, legais, históricos e sociológicos da educação e das Universidades;

2. Acesso e permanência no Ensino Superior;

3. Planejamento e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão;

4. Teorias da Aprendizagem;

5. Serviços de Apoio ao Estudante no Ensino Superior;

6. A atuação dos Técnico-administrativos em Educação nos Assuntos Estudantis;

7. Política e curricularização da extensão universitária;

8. Gestão e coordenação de processos educativos na graduação e na pós-graduação;

9. Avaliação e Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL/MG;

10. O uso da Estatística básica na atividade profissional do Técnico em Assuntos Educacionais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 8 ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2012. p. 23 a 40 (Capítulo 2 - Pesquisa e dados) e 65-112 (Capítulos 4 “Dados categorizados”; 5 “Dados quantitativos”; e 6, “Medidas descritivas”).

2. BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 16. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2023. p.35 a 82 (Cap. 3 Psicanálise, Cap. 4 Behaviorismo e Cap. 5 Psicologia Sócio-histórica); p. 119 a 156 (Cap. 8 Psicologia do desenvolvimento e Cap. 9 Psicologia da aprendizagem).

3. BRASIL. Decreto n. 7234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

4. BRASIL. Lei n. 14.914, DE 3 DE JULHO DE 2024. Institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

5. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015.

6. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

7. BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.

8. BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2011-2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020. Acesso em 19/09/2024.

9. BRASIL. Portaria Normativa n. 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil — PNAES.

10. BRASIL. Resolução ME/CNE/CES No 7, de 18 de dezembro de 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>.

11. DIAS, C. E. S. B. ; TOTI, M. C. S . Serviços De Assuntos Estudantis no Brasil: Fundamentos e Profissionalização. In: Andréia Osti; Camila Fior; Cláudia Patrocinio Pedroza Canal; Leandro S. Almeida.. (Org.). Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 209-238. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/ensino-superior-mudancas-e-desafios-na-perspectiva-dos-estudantes/. Acesso em 19/09/2024.

12. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus – AM, Maio de 2012. Disponível em: < https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em 19/09/2024.

13. HERINGER, R. Permanência Estudantil no Ensino Superior Público Brasileiro: Reflexões a partir de dez anos de pesquisas. Cadernos de Estudos Sociais, [S. l.], v. 37, n. 2, 2022. DOI: 10.33148/CES(2143). Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/2143. Acesso em 19/09/2024.

14. KOLER, Sílvia H; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORF, J., V. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

15. LEONARDI, F. G; ROSA, A. da Silva; ANDREAZZA, Rosemarie. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do ensino superior público federal: disputas políticas e efeitos sócio-históricos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025034, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674402. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674402. Acesso em 19/09/2024.

16. MARTINS, C. C., SILVA, A. L. Os sentidos do trabalho para Técnicos em Assuntos Educacionais o contexto do modo de produção capitalista. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8032 v. 12, n. 27, p. 330–351, 2020. Acesso em: 19/09/2024.

17. MIGUEL, José Carlos. Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11534, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11534. Acesso em: 19 set. 2024.

18. NEVES, C. E. B.; SAMPAIO, H.; HERINGER, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, p. 19-41, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5957/595765252002/595765252002.pdf

19. SANSEVERINO, A. M.; GOMES, C. F. S. Plano de ação como estratégia para o cargo Técnico em Assuntos Educacionais. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, v.1, n. 1, nov. 2016-maio 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/4108/7738. Acesso em: 19/09/2024.

20. SAVIANI, D. (2008). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.

21. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] / Antônio Joaquim Severino. 1.ed.São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf Acesso em: 19/09/2024.

22. SGUISSARDI, V. Universidade brasileira no século XXI: Desafios do presente. Diagrama acadêmico, São Carlos, 2021. Disponível em https://www.diagramaeditorial.com.br/project/universidade-brasileira-no-seculo-xxi/ Acesso em 19/09/2024.

23. Universidade Federal de Alfenas. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2021-2025. Alfenas: UNIFAL-MG, 2020. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/pdi-2021-2025-2/. Acesso em 19/09/2024.

 


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo José Rodrigues Liska, Diretor(a) de Processos Seletivos, em 23/09/2024, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23087.009558/2024-29 SEI nº 1348445