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Edital Nº 26/2024

Processo nº 23087.011120/2024-19

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO GRUPO PET ENFERMAGEM

 

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Educação Tutorial, Grupo PET-ENFERMAGEM , Campus Sede - Alfenas.

DAS INSCRIÇÕES

 Requisitos:

Estar regularmente matriculado e cursando do 2º ao 6º período do Curso Enfermagem;

Apresentar rendimento escolar com Coeficiente de Desempenho Acadêmico igual ou superior a 7 (sete);

Não ter sido reprovado por frequência em nenhuma disciplina e ter, no máximo, uma dependência por nota;

Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

Documentos para a inscrição:

A documentação a seguir deverá ser enviada, impreterivelmente, até 23h59min do dia 19 de AGOSTO de 2024 para o e-mail: <pet.enfermagem@unifal-mg.edu.br>:

Registro Geral (RG) escaneado (cópia frente e verso) em formato “.pdf”;

Cópia do Histórico Escolar atualizado (deve-se emitir o histórico completo com dependências) em formato “.pdf”;

Curriculum Lattes atualizado com cópia escaneada dos documentos comprobatórios do APÊNDICE B, com as identificações por item e seguindo a organização constante no referido APÊNDICE. Os arquivos devem ser enviados no formato “.pdf”;

Cópia do comprovante de inscrição online no Processo Seletivo, salvo em formato ".pdf”.

É de responsabilidade do (a) candidato (a) enviar a documentação completa e dentro do prazo indicado. Caso o candidato não cumpra com o prazo, ou falte documentação, será eliminado.

Caso necessário, os documentos poderão ser zipados (arquivo “.zip”) e encaminhados via Google Drive para o e-mail correspondente.

Local e data para a inscrição

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet e terão início às 00h00min do dia 05 AGOSTO de 2024 e término às 23h59min do dia 19 AGOSTO DE 2024. Para se inscrever, o candidato deverá:

Acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Preencher a inscrição com e-mail institucional @sou.unifal-mg.edu.br;

Salvar comprovante de inscrição em formato “.pdf” e anexá-lo aos documentos;

Não serão aceitos pedidos de inscrição fora do prazo previsto neste Edital.

O(A) candidato(a) será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição e deverá informar o nº do CPF, nome completo, e-mail institucional, telefone e endereço.

DAS VAGAS

São disponibilizadas 04 (quatro) vagas para bolsistas do programa.

DAS AVALIAÇÕES

O Processo Seletivo será dividido em quatro fases:

Primeira Fase: Avaliação do Histórico escolar – valor: 10 pontos.

Esta fase tem caráter eliminatório e será constituída da verificação e cumprimento do item 1.1 (a, b, c) presentes neste edital.

Segunda Fase: Avaliação escrita– valor: 10 pontos.

Esta fase tem caráter eliminatório e será constituida por uma avaliação escrita que versará sobre diferentes aspectos inerentes ao Programa de Educação Tutorial: legislações, história e desenvolvimento. Referencias disponíveis no portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/pet/legislacao e no site do PET Enfermagem: https://petenfermagemunifa.wixsite.com/petenfermagem.

Esta fase terá duração máxima de 02h (duas horas) e ocorrerá de forma presencial:

Paragrafo único: A divulgação dos resultados da Segunda fase, cujo valor mínimo para aprovação versará em 60% do total, ocorrerá no dia 22 de agosto de 2024, no site eletrônico: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital e na sala PET Enfermagem S-303.

Terceira Fase: Avaliação de Apresentação oral – valor: 10 pontos.

Esta fase tem caráter eliminatório e será constituída da avaliação de uma apresentação oral, que deverá abordar um tema sorteado durante a avaliação escrita. Este tema incluirá aspectos relacionados à tríade ensino, pesquisa e extensão, assim como ao Programa de Educação Tutorial. Para planejar a apresentação, os candidatos poderão utilizar as referências encontradas no APÊNDICE C, mas não precisam se limitar a elas.

A apresentação oral terá duração mínima de dez (10) e máxima de quinze (15) minutos. Posteriormente, o candidato será arguido pela banca examinadora. A pontuação máxima atribuída à apresentação será de 10 pontos e obedecerá aos critérios apresentados no APÊNDICE A, sendo necessário alcançar um mínimo de 70% do total para ser classificado.

A ordem de apresentação seguirá a ordem de inscrição no sistema da PROGRAD. Serão realizadas até sete apresentações por dia. Os demais candidatos farão suas apresentações nos dias subsequentes, conforme o número de candidatos.

A apresentação será realizada em sessão fechada, portanto, será vedada a presença dos demais candidatos.

Quarta Fase: Análise dos documentos comprobatórios do Curriculum Lattes – valor: 10 pontos.

Esta fase tem caráter classificatório, sendo constituída pela análise dos documentos comprobatórios do Curriculum Lattes, conforme critérios apresentados no APÊNDICE B e terá o valor máximo de 10 (dez) pontos, que será obtido pelo candidato com maior nota nos requisitos de avaliação, sendo realizada regra de proporção para o cálculo da nota do currículo dos demais candidatos.

DA CLASSIFICAÇÃO

Serão classificados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 60% no resultado final. A nota final do(a) candidato(a) será obtida pela média das avaliações descritas nos itens 3.1.1, 3.1.2, 3.1.3 e 3.1.4 deste Edital.

DO RESULTADO

Será aprovado no Processo Seletivo o(a) candidato(a) que obtiver a maior nota final. Se houver empate na classificação, será utilizado, como critério de desempate, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado em até 24 horas após o final dos trabalhos da Banca Examinadora, ou no dia útil subsequente, no endereço eletrônico http://www.unifalmg.edu.br/graduacao/edital.

DOS RECURSOS

Do resultado final da seleção caberá recurso. O recurso deverá ser interposto até as 16h00 do dia útil subsequente ao de divulgação do resultado final, por e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A inscrição do(a) candidato(a) neste Processo Seletivo implica o conhecimento, a aceitação e o cumprimento das normas fixadas no presente Edital.

A validade do resultado deste Edital é de 08 (oito) meses após sua homologação pelo CLAA.

Os casos omissos serão resolvidos pela PROGRAD.

 

Alfenas, 30 de julho de 2024.

 

Assinado Eletronicamente

WELLINGTON FERREIRA LIMA

Pró-Reitor de Graduação

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Ferreira Lima, Pró-Reitor de Graduação, em 30/07/2024, às 10:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1300043 e o código CRC F2ACD317.



ANEXOS AO Edital Nº 26-2024

 

APÊNDICE A – Critérios de Avaliação da Apresentação Oral

Critérios/valor

CONTEÚDO

NOTA

Organização: Sequência lógica de apresentação- Clara e Objetiva.

1

Conteúdo: Informações bem selecionadas e interpretadas. Introdução (contextualização e descrição), desenvolvimento e conclusão.

2

Discurso e Postura: Adequação da linguagem (formal; informal); boa dicção; demonstra clareza, conhecimento, domínio e segurança no tema abordado.

1,5

Pontualidade e Cumprimento do tempo previsto: aproveitamento adequado do tempo disponível.

2

Recurso áudio visual: Utilização correta e criativa de recursos.

1,5

Arguição: Capacidade de argumentação frente às perguntas propostas pela banca.

2

 

 

APÊNDICE B – Critérios de Avaliação dos Documentos Comprobatórios do Curriculum Lattes

ATENÇÃO: Serão avaliadas apenas atividades desenvolvidas na área de Enfermagem e/ou saúde no último ano.

ATIVIDADES MÁXIMO PONTUAÇÃO

Disciplinas optativas e isoladas

120h

0,5 ponto para cada 15h

Atividades de extensão

180h

1,0 ponto para cada 60h

Monitoria

200h

1,0 para cada 30h

Projeto de iniciação científica, com ou sem bolsa

10 projetos

3,0 para cada projeto concluído

Participação em grupo de pesquisa

05 participações

1 para cada 15h

Participação em palestras, oficinas, mesa redonda

20 participações

0,1 ponto/evento

Cursos realizados na área da enfermagem

180h

0,5 ponto para cada 4h

Cursos realizados na área da saúde ou afins

60h

0,5 ponto para cada 4h

Participação em: Semanas/Jornadas/Simpósios/Mostra

10 participações

0,5 ponto/evento

Participação em atividades organizadas pelo PET/UNIFAL-MG, desde que não contada anteriormente

10 participações

1,0 ponto/evento

Congresso internacional

10 participações

1,5 pontos/evento

Comissão Organizadora de Eventos

10 participações

1,0 ponto/evento

Publicação ou aceite em revista indexada

10 participações

3,0 pontos/publicação

Publicação ou aceite em revista não indexada

10 participações

1,5 pontos/publicação

Trabalho apresentado em evento local/regional

10 participações

0,5 ponto/evento

Trabalho apresentado em evento nacional/internacional

10 participações

1,0 ponto/evento

Resumo publicado em anais de evento local/regional

10 participações

0,5 ponto/evento

Resumo publicado em anais de evento nacional/ internacional

10 participações

1,0 ponto/evento

Premiação em evento científico

10 participações

1,5 pontos/prêmio

Palestra ou curso proferido

10 participações

0,5 ponto/evento

Estágio não obrigatório aprovado pela comissão de estágio

180h

1,0 ponto/cada 60h

Representação acadêmica em colegiados/comissões representação de sala

10

representações

0,5 ponto/representação

Curso de língua estrangeira

3 níveis

1,0 ponto para cada nível: Básico, Médio e Avançado

 

APÊNDICE C- Sugestões de Referências para Elaboração de Apresentação Oral

BALAU-ROQUE, Marina Mercante. A experiência no Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação do estudante do Ensino Superior. 2012. 119 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617998. Acesso em: 23 jul. 2024.

BRITO, A.L. et al. Pet Enfermagem: 13 anos fortalecendo a tríade Universitária. Revista PET Brasil, v. 1 n. 02, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6147.

CARVALHO, M.B.N. et al. (2023). Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre monitoria acadêmica de bolsistas do Programa de Educação Tutorial. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, v. 12 n. 2, 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6658.DAMASCENO, R. F.; BRUNÓRIO, L.; ANDRADE, M.B.T. O Programa de Educação Tutorial-PET: sob a ótica de bolsistas iniciantes. REME rev. min. enferm, p. 160-165, 2006. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 27622006000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

DOS SANTOS, D.G.L.et al. Programa de educação tutorial de enfermagem reorganizando atividades extensionistas no período de pandemia por coronavírus. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 20160-20168, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/55359/Downloads/admin,+25309- 65139-1-PB.pdf

GALDINO JÚNIOR, H. et al. Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 23, p. :62257, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/62257

LEONEL, Gabriela Aparecida et al. Eventos científicos presenciais e remotos de um Programa de Educação Tutorial Universitário: avaliação dos participantes. Revista PET Brasil, v. 1, n. 02, p. 57-69, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6108/6342

LOPES, T.F. et al. Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 211–217, 2020. DOI: 10.17267/2317- 3378rec.v9i2.2913. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2913.

OLIVEIRA, M.S.B. et al. Contribuições da educação tutorial para a formação do enfermeiro: Uma reflexão teórica. Nursing (São Paulo), [S. l.], v. 22,

n. 259, p. 3452–3456, 2019. DOI: 10.36489/nursing.2019v22i259p3452-3456. Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/454

PAIVA, Maria Augusta Brandt et al.. EVENTOS DESENVOLVIDOS POR UM GRUPO PET ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2020 E A SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES.. In: Anais do UAI PET. Anais. Uberaba(MG) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5uaipet/431633-EVENTOS-DESENVOLVIDOS-POR-UM-GRUPO-PET-ENTRE-OS-ANOS-DE-2015-A-2020-E-A-SATISFACAO-DOS-PARTICIPANTES. Acesso em: 23/07/2024

 


Referência: Processo nº 23087.011120/2024-19 SEI nº 1300043