Ministério da Educação
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Edital Nº 01
Processo nº 23087.000673/2024-38
SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PET FISIOTERAPIA
A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, usando de suas atribuições legais, comunica, aos interessados, a abertura das inscrições para o processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial, Grupo PET FISIOTERAPIA, campus Santa Clara, para o preenchimento de 7 (sete) vagas para bolsistas do programa.
DAS INSCRIÇÕES
REQUISITOS
Estar regularmente matriculado e cursando o Curso de Fisioterapia em um dos seguintes anos de entrada: 2021, 2022 e 2023, conforme consta em declaração de matrícula presente no Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG;
Apresentar coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) igual ou superior a 7,0 (sete);
Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa;
Não ter nenhuma reprovação por falta e ter, no máximo, uma reprovação por nota*[1];
*Incluindo discentes que ingressaram e que cursaram o Ensino Remoto Emergencial.
[1] Entende-se por reprovação, que o aluno esteja em dependência com a disciplina. Assim, caso o aluno tenha sido reprovado em alguma disciplina, mas já a cursou novamente e foi aprovado, ele não tem mais dependência e não será impedido de participar do processo de seleção.
LOCAL E DATA PARA A INSCRIÇÃO
Os candidatos ao processo seletivo poderão se inscrever às vagas disponibilizadas neste edital, no período de 00h00min (Horário de Brasília) do dia 12 de fevereiro de 2024 às 23h59min (Horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2024.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato deve:
Acessar o endereço eletrônico: https://www.unifalmg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao;
Preencher a inscrição obrigatoriamente com e-mail institucional nome.sobrenome@sou.unifal-mg.edu.br;
Salvar o comprovante de inscrição em formato “.pdf” e anexá-lo à documentação.
O candidato será o único responsável pelo preenchimento correto e completo do Requerimento de Inscrição.
A inscrição do candidato neste processo seletivo implica no conhecimento, na aceitação e no cumprimento das normas fixadas no presente Edital.
Não serão aceitos pedidos de inscrição fora do prazo previsto neste Edital.
Documentos para efetivação da inscrição: Envio de documentos por e-mail. A inscrição somente será concretizada com a entrega dos documentos descritos nos itens a seguir, a serem encaminhados para o e-mail: leonardo.carvalho@unifal-mg.edu.br até o dia 28 de fevereiro de 2024 às 23h59min:
Comprovante de inscrição realizado no sistema;
b) Uma foto 3x4 digitalizada;
c) Cópia do CPF (que pode ser obtido no site da receita federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp) ou digitalizada (cópia frente e verso) em formato “.pdf”;
d) Cópia do Histórico Escolar atualizado (que pode ser obtido por meio do Sistema Acadêmico) em formato “.pdf”;
e) Currículo atualizado, com cópia dos comprovantes anexados conforme a sequência do APÊNDICE I em formato “.pdf”;
f) Carta dirigida ao Professor-tutor especificando o motivo pelo qual deseja participar do PET FISIOTERAPIA em formato “.pdf”;
g) As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, o qual terá sua inscrição indeferida se não entregar, no prazo previsto, a documentação solicitada no item 1.2.5, de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.
DAS VAGAS
O presente Edital destina-se ao preenchimento de 7 (sete) vagas para bolsistas do programa. Serão distribuídas: 2 (duas) vagas para ingressantes no ano de 2021, 3 (três) vagas para ingressantes no ano de 2022, 2 (duas) vagas para ingressantes no ano de 2023.
Caso não haja inscrição em algum dos anos correspondentes acima, as vagas serão destinadas para o ano com maior número de inscritos.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
O exame será constituído de duas etapas descritas a seguir:
1ª ETAPA (Eliminatória e classificatória): Avaliação teórica presencial (Eliminatória), análise de coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) e currículo (Classificatória).
Data da realização da avaliação teórica presencial: 04/03/2024
Horário: 17h30 Local: Sala A111 prédio A Unidade Educacional II.
Divulgação do resultado da 1ª etapa:
Data: 05/03/2024;
Horário: até às 12h00 (Horário de Brasília);
Local: redes sociais do grupo PET Fisioterapia, Facebook do PET - Fisioterapia Unifal (https://web.facebook.com/PetFisioterapiaUnifal); Instagram do PET Fisioterapia (@petfisiounifal).
2° ETAPA (Classificatória):
Entrevista presencial
Data da realização: 05/03/2024 e/ou 06/03/2024 (Conforme o número de classificados)
Horário: a partir das 17h30
Local: Sala A111 prédio A Unidade Educacional II.
DAS AVALIAÇÕES, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por uma banca examinadora constituída por docente do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, tutor do PET Fisioterapia e discentes membros do PET Fisioterapia.
1ª ETAPA:
Avaliação teórica presencial: De 0 (zero) a 10 (dez) pontos, acerca da arguição sobre as concepções básicas do Programa de Educação Tutorial e sobre as ações do PET Fisioterapia disponíveis no ANEXO I e conteúdos sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.
Avaliação do currículo: De 0 (zero) a 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE I.
Ao currículo com maior pontuação serão atribuídos 10 (dez) pontos e para os demais, a nota será calculada por meio de regra de três proporcionais à maior nota.
Os currículos serão avaliados e confrontados conforme o ano de ingresso.
Na análise do histórico escolar serão desclassificados os candidatos que possuírem Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) menor que 7,0 (sete) e/ou tiverem reprovação por falta e/ou tiverem mais de uma reprovação por nota, e/ou não entregarem os documentos solicitados.
Essa nota tem finalidade classificatória na média das notas da primeira etapa.
Serão aprovados nessa etapa os candidatos com nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das etapas.
Na avaliação teórica presencial serão observadas as seguintes instruções:
O candidato deverá comparecer com 10 minutos de antecedência na sala A111;
Não será permitido a realização da avaliação após o início às 17:30h;
Todos os candidatos deverão permanecer na sala até o término da avaliação de todos os inscritos;
A avaliação será individual, devendo ser respondida sem consulta de material com duração máxima de 60 minutos.
As questões serão baseadas no programa de educação tutorial (ANEXO I) e conteúdos sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.
2ª ETAPA:
Entrevista do processo de seleção será atribuída uma nota de 0(zero) a 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios de avaliação previstos no APÊNDICE II.
CLASSIFICAÇÃO
Os 12 (doze) primeiros classificados pela avaliação teórica presencial (1ª ETAPA), análise do currículo, histórico escolar e coeficiente de rendimento escolar serão considerados “aptos” para a segunda etapa.
A classificação final será obtida pela média simples das notas da primeira e segunda etapas.
No total, a lista de classificação será composta por no máximo 12 (doze candidatos), sendo que os 07 (sete) primeiros candidatos em ordem decrescente de pontuação final farão jus à condição de bolsista obedecendo ao número de vagas disponíveis conforme a disponibilidade de vagas para cada semestre de ingresso (2021, 2022 e 2023) aferida pela declaração de matrícula presente no sistema acadêmico -MG;
Caso haja desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo candidato aprovado, classificado na sequência da lista com validade de 06 (seis) meses. Em caso de empate, será escolhido o candidato que tiver maior pontuação na Entrevista e diante de novo empate, será considerada a maior nota obtida na avaliação do Currículo.
DO RESULTADO
O resultado será divulgado no dia 07 de março de 2024, até às 16h00 no endereço https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/ e nas redes sociais do PET Fisioterapia Unifal, Instagram do PET Fisioterapia: @petfisiounifal e no Facebook do PET Fisioterapia https://web.facebook.com/PetFisioterapiaUnifal, tendo validade de 06 (seis) meses.
DOS RECURSOS
Do resultado final do processo seletivo caberá recurso, a ser interposto junto à Seção de Programas da Prograd, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação, por meio do e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br, no dia 08 de março de 2024, até às 23h59min, após a divulgação da nota final. Deverá conter o nome completo, nº de matrícula do candidato e descrição da motivação do recurso, tendo como título "Recurso do Edital nº 01/2024."
Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.
Alfenas, 06 de fevereiro de 2024.
Assinado eletronicamente
ROBERTA SERON SANCHES
Pró-Reitora de Graduação em exercício
| Documento assinado eletronicamente por Roberta Seron Sanches, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, em 06/02/2024, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unifal-mg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1178202 e o código CRC 5DE16E66. |
APÊNDICE I - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
Nome: _____________________________________________________________________________
1- ATIVIDADES DE ENSINO |
Pontuação |
Pontuação Obtida |
Representação em órgão colegiado |
1,0 / Ano |
|
Representação em órgão estudantil |
1,0 / Ano |
|
Representação de classe |
0,5 / Ano |
|
Monitoria de disciplina |
3,0 / Semestre |
|
Disciplina optativa |
0,3 / Disciplina |
|
Disciplina eletiva oferecida por outros cursos ou IES |
0,3 / Disciplina |
|
Estágio não obrigatório regulamentado |
0,5 / Estágio |
|
Sub-total 1 |
|
|
2- ATIVIDADES CIENTÍFICAS E DE PESQUISA |
Pontuação |
Pontuação Obtida |
Projeto/programa de iniciação científica, com/sem bolsa finalizado |
1,0 / Projeto |
|
Colaboração em projeto de iniciação científica/pesquisa finalizado |
0,3 / Projeto |
|
Participação em palestra, mesa redonda |
0,2 / Palestra |
|
Participação em banca examinadora |
0,3 / Banca |
|
Participação em cursos extracurriculares |
0,5 / Curso |
|
Participação em evento científico local/regional |
0,5 / Evento |
|
Participação em evento científico nacional |
1,0 / Evento |
|
Participação em evento científico internacional |
1,5 / Evento |
|
Participação em comissão organizadora de eventos |
1,0 / Comissão |
|
Publicação ou aceite em revista indexada |
3,0 / Artigo |
|
Publicação ou aceite em revista não indexada |
2,0 / Artigo |
|
Publicação de ensaio em órgão de imprensa livre |
1,0 / Texto |
|
Publicação de livro em área correlata |
3,0 / Livro |
|
Publicação de capítulo de livro em área correlata |
2,5 / Livro |
|
Tradução de livro em área correlata |
2,0 / Livro |
|
Tradução de capítulo de livro em área correlata |
1,5 / Livro |
|
Trabalho apresentado em evento local/regional |
0,5 / Evento |
|
Trabalho apresentado em evento nacional |
1,0 / Evento |
|
Trabalho apresentado em evento internacional |
1,5 / Evento |
|
Resumo publicado em anais de evento local/regional |
0,5 / Evento |
|
Resumo publicado em anais de evento nacional |
1,0 / Evento |
|
Resumo publicado em anais de internacional |
1,5 / Evento |
|
Premiação em evento científico local/regional |
1,0 / Evento |
|
Premiação em evento científico nacional |
1,5 / Evento |
|
Premiação em evento científico internacional |
2,0 / Evento |
|
Palestra proferida em evento científico |
1,0 / Evento |
|
Sub-total 2 |
|
|
3- ATIVIDADES DE EXTENSÃO, CULTURAIS E OUTRAS RELACIONADAS AO CURSO |
Pontuação |
Pontuação Obtida |
Participação em Liga acadêmica. |
0,5 / Semestre |
|
Participação em eventos oferecidos pela PROEX. |
0,3 / Evento |
|
Participação em projetos e programas oferecidos pela PROEX. |
3,0 / Programa |
|
Participação em Bolsa Trabalho. |
0,3 / Semestre |
|
Participação em cursos de línguas estrangeiras. |
0,5 / Semestre |
|
Participação em comissão organizadora de eventos oferecidos pela PROEX. |
3,0 / Evento |
|
Participação em cursos de informática |
0,2 / Semestre |
|
Premiação em evento cultural, tecnológico ou desportivo. |
0,3 / Evento |
|
Sub-total 3 |
|
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TOTAL: Sub-Total 1 + Sub-Total 2 + Sub-Total 3 = |
APÊNDICE II- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA
CRITÉRIOS OBSERVADOS |
PONTUAÇÃO |
OBTIDO |
Conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial |
2,0 |
|
Conhecimentos sobre a atuação do Grupo PET Fisioterapia |
2,0 |
|
Conhecimentos sobre o papel do Tutor no PET |
2,0 |
|
Capacidade de argumentação às questões propostas pela banca examinadora |
2,0 |
|
Clareza, objetividade e postura |
2,0 |
|
ANEXO I - REFERÊNCIAS PARA A PROVA ESCRITA
BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 – Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.
BRASIL. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013 – Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.
BRASIL. Portaria nº 976 de 27 de julho de 2010 – Atualizada pela Portaria nº 343/2013 dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.
BRASIL. Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013 – Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores.
BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013 – Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).
Conteúdos sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e atualidades.
Todas as referências acima estão disponíveis no portal do MEC (Legislação do PET): http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=232:pet-programa-de- educacaotutorial&id=12227:programa-de-educacao-tutorial- pet&option=com_content&view=article
Referência: Processo nº 23087.000673/2024-38 | SEI nº 1178202 |